JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Evangélicos, Israel, Política externa e cia. limitada

acabei d'asistir um programa na tv5 monde, q na vera, foi produzida pela radio canada q m'encasquetou um tiquinho...

O documentário falava sobre o avanço das posturas religiosas e conservadoras no país no que tange a variados aspectos, e no caso especifico a do aborto (independente dos posicionamentos sb o tema, lembrei-me do Brasil no discurso utilizado). porem o q + me chamou atenção foi a aliança q esa direita evangelica (nada contra os irmãos evangelicos...tenho inclusive alguns parentes do genero!) stá fazendo c a direita de Israel (tb n sou vinculado a squerda ou a qlqer partido politico ate agora!).

Bem a treta é a seguinte: Ese grupo d'evangelicos creem q o fim stá proximo e p tanto todos os judeus devem star na Holy Land p q a redençao aconteça. té ai, no problems, ps cada 1 crê como bem entende, e inclusive a tradiçao judaica conservadora cre em coisas parecidas, ms o problema é q como o premier do pais sta relacionado a ese grupo, eles tão com uma politica de apoio irestrito a todas as açoes israelenses e iso é um negocio serio.

É ululante q eu apoio Israel, amo a terrinha, rezo p ela e a defendo c unhas e dentes (inclusive tive uma discusãozinha com uma ex-profª minha durante a graduaçao p causa dos conflitos, etc.), porem acho problematico toda postura "acritica", e imbuida de um carater misionario. Apesar de achar o programa mezzo tendencioso (daqele discurso

repetitivo e de vitimação da squerda), um apoio totalizante as politicas do governo israelense (q n é Israel e sim qm stá governando no momento!) é perigoso pq em nome da verdade q os céus me revelou eu poso achar q tenho o direito de fazer tudo contra os q s contrarios a mim, pq eses cabras s do Guerko (do Djabo= Diabo), do mal , do sitra achra, etc.

E se nem em Israel há unanimidade (inclusive é stranho a l'esprit juif), creio q esa é uma postura politica complicada.

Como é tb um certo tabu hoje no galut (se é q'ele inda existe) realizar criticas as posturas do governo israelense ou a nosos mitos fundadores dentro da comunidade. qm o faz é logo olhado de banda (os motivos p iso poso discutir depois e creio q o bernardo sorj xplica bem direitinho...).

esa mistura pode te ser coincidentes agora, ms se mostrarão problematicas + na frente a medida q Israel s'inclina + a direita religiosa, perde o apoio internacional, seus jovens se sentem menos representados e qndo cair a ficha q os charedim e os crentes n tão sperando o msmo justiceiro p o fim do mundo.

 

a proposito o nome do programa é Le point.

 

Shanah Tobah!

Exibições: 94

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço