Meus Pensamentos sobre o Judaismo Humanista
Meus Pensamentos sobre o Judaismo Humanista
O Judaismo Humanista acredita que Judeu é aquele que se identifica como judeu e está vinculado de forma ativa a sua historia, cultura e tradições.
O Judaismo Humanista acredita que o Judaismo é uma civilização onde estado de Israel é o centro da Civilização judaica.
O Judaismo Humanista acredita que a revolução sionista foi uma revolução cultural que proclamou a soberania espiritual do homem judeu no centro de sua civilização.
O Judaismo Humanista acredita que a religião judaica é uma manifestação da cultura e tradição judaica de nossos tempos.
O Judaismo Humanista acredita que a identidade judaica é preservada atravez educação judaica onde se pratica sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo de vida , criando e mantendo seus rituais, invocando o estudo da sua historia, sua filosofia, literatura e todo tipo de manifestações culturais judaica, em um ambiente livre e pluralista.
O Judaismo Humanista acredita que a historia Judaica é um saga do ser humano, o tanach é um testamento do significado da moral e da etica do ser humano que tem como base a responsabilidade humana.
O Judaismo Humanista acredita que o Judaismo é a pratica da liberdade e da dignidade do povo judeu e devem ir em conjunto com a liberdade e a dignidade de todo ser humano.
O Judaismo Humanista acredita que os seres humanos têm a responsabilidade para resolver problemas humanos. Tendo como sua tradição judaica a ação social e a luta por justiça social, atuando e educando na comunidade judaica, em Israel e na sociedade geral almejando um mundo,mais justo,mais solidario e mais humano.
Caixa de Recados (524 comentários)
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA
Shavua Tov chaver Jaime Fucs Bar!
Shabat Shalom Lekulam Jaime Fucs!
As tuas postagens na FISBA sobre a postura do governo de Israel e de alguns rabinos frente aos movimentos dos anunssins no Brasil e no mundo materializam a nossa fé e nos dão mais força para continuarmos a nossa causa indefessa.
fone 6133555161,por poucos dias,vou mudarme de brasilia,grata,
shabat shalom preciso entrar em contato com judaísmo humnistad eaguas claras aqui em brasilia estou no fone 33555161 casa do professor luiz Eduardo grata.
meu emil ma1ca2lo3@gmail.com
meu fone esta com problems delsigdo,meu tablete esta com defeito
shalom senhor por favor comunique se com o lider de aguas claras aqui embrasilia.estou precisando de um socororo urgente delsaqui
so agora descobri a comunidade daqui
tenho sofrido demais por estar sem comunidade
estou em situação de riscograta
Task, task, tasck: O que é ser Judeu?
Primeiramente, ate o Dr. Jayme, homem de uma logica cartesiana, necessita divagar sobre pontos e períodos da Historia Geral, eras, a interligação dos judeus, com o conceito da Ortodoxia, o conceito de Nacionalismo, indo ate à formação do Estado de Israel, e segundo as poucas luzes que tenho desse Estado, a Orientação Ortodoxa desse país, e a sua aparente posição na contramão do Oriente Médio, - pelo menos no que tange a “Palestina”.
Bem, sobre Israel, não conheço a fundo a politica local, e acato as palavras do Dr. Jayme e de outras fontes, como fidedignas. Realisticamente, creio ser uma situação insolucionável, e às vezes ate caio numa de “Armagedon”, como uma possível saída, mas me falta a fé escatológica para conceber esse Armagedon Bíblico. Assim como o Dr. Jayme, ando matutando, “chutando a lata” (kicking the can) rua afora, num estado de “stream of conciousness”, tentando formular um pensamento que anda na ponta da língua, mas que não consigo concatena-lo.
O que é ser judeu? O que é ser humano? O que é ser um Mench? O que é Deus, ou mais amiúde a sua interligação comigo?
Martin Buber escreveu muito sobre isso - e não me respondeu essa pergunta. Responderei eu? Li em muitas outras fontes, também sem uma resposta?
Será que não tem resposta? Definitiva, não creio.
Devemos então desanimar, por não termos resposta? Não.
É o Judaísmo invalido por não ter uma explicação semântica? Não.
Afinal as palavras ainda não nos deram uma definição do “ponto”, em geometria plana. Da “eletricidade e da força”, na física. Todavia, deslocando-se o ponto temos a reta e dai tem-se a geometria. Apesar de não definirmos a contento a forca e eletricidade, a minha casa esta conectada a malha elétrica e meu carro tem alguns HP de força cavalar...
E o que tem essa baboseira a ver com o judaísmo?
Simples, o Judaísmo é “sentido”. O judaísmo é o “agente ou religião capaz de”, o judeu “é reconhecido por”. In sumula, “o judaísmo é”, e diferentes Judeus, completam a definição segundo as suas luzes.
Eu gosto de uma definição do Miguel de Cervantes, algumas vezes, a definir o Judaísmo. Essa eh a minha visao poetica dessa definicao. Shabbat Shalom a todos!
Ver todos os comentários