“O Eterno falou a Moisés, dizendo: "Quando você fizer um censo dos homens israelitas de acordo com as matrículas do exército, cada um pagará ao Eterno o resgate de ser inscrito, para que nenhuma praga lhes sobrevenha por meio do seu registro. " - Êxodo 30: 11-12
RESUMO DA TORÁ:
• Moisés faz um recenseamento dos israelitas e recolhe meio-shekel de cada pessoa (30: 11-16)
• Deus diz a Moisés para construir uma bacia de água e preparar óleo de unção e incenso para a ordenação dos sacerdotes. Bezalel e Oholiab, hábeis artesãos, são designados para fazer objetos para os sacerdotes e o Tabernáculo. (30: 17-31: 11)
• Os israelitas são instruídos a manter o Shabat como um sinal de sua aliança com Deus. Deus dá a Moisés as duas tábuas do pacto. (31: 12-18)
• Os israelitas pedem a Arão que construa um bezerro de ouro. Moisés implora a Deus que não destrua o povo e, em seguida, quebre as duas tábuas do Pacto nas quais as Dez Palavras estavam escritas quando ele vê o ídolo. Deus castiga os israelitas por meio de uma praga. (32: 1-35)
• Moisés sobe a montanha com um conjunto de tábuas em branco por mais 40 dias, para que Deus volte a inscrever os Dez Mandamentos. Outras leis, incluindo o decreto para observar os Festivais de Peregrinação, também são reveladas. (34: 1-28)
• Moisés desce da montanha com um rosto radiante. (34: 29-35)
APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Erradicando a Idolatria
A idolatria hoje não está restrita a ídolos imagens de poderosos de então, na contemporaneidade lidamos com "divindades" que controlem nosso comportamento: dinheiro, o culto ao Ego, vícios, sexo e outros. Enfim, qualquer coisa que controle nosso comportamento, e nos desconecte do Criador.
Rav Berg afirma, em seu comentário no Zohar: “louvar e agradecer a Deus é um código que expressa nossa consciência da existência e benignidade do Criador. Essa apreciação é para nosso benefício, e de nenhuma forma para o Criador, que não tem necessidade ou desejo de louvores ou agradecimentos.”
Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA