JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Shabat Mishpatim[Estas são as] leis Êxodo - 21: 1 a 24: 18

Estas são as leis que porás diante deles. - Êxodo 21: 1

RESUMO DA TORÁ:
• Leis interpessoais que vão desde o tratamento de escravos até a exibição de bondade para estranhos são listadas. (21: 1-23: 9)
• Seguem-se as leis dos cultos, incluindo o mandamento de observar o Ano Sabático, a repetição da ordem do sábado, a primeira menção dos Três Festivais de Peregrinação, as regras das ofertas sacrificiais e a proibição de cozinhar a carne do cordeiro no leite de sua mãe. (23: 10-19)
• As pessoas concordam com o pacto. Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta anciãos de Israel subiram a montanha e viram a Deus. Moisés continua sozinho e passa quarenta dias na montanha. (24: 1-18)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Leis e Relacionamentos

“Ao começar o texto de Mishpatim (Ordenanças, leis), a Torá faz referência aos relatos sobre os sucessos alcançados pelos Israelitas durante os anos de sua travessia no deserto no entanto apresenta também uma série de decretos e ordenanças, especialmente no campo das relações humanas.

“Sobre o versículo inicial da presente conexão: “Estas são as leis que coloco diante deles” (Exodo 21:1), Rabi Simja Bunem indaga: “Que significa a frase “As leis que ponho diante deles”? Significa que as leis que regem as relações humanas tem que serem postas perante todos, e que também possuem prioridade nos decretos e leis entre o homem e Hashem, pois uma conduta apropriada entre os semelhantes humanos tem precedência sobre a Torá. (Vaikrá Rabá 9:3). (PARPERAOT LATORÁ – EL MIDRASH SHEMOT, Mishpatim; Pg. 135).

Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço