Qual o sentido da vida? Que estamos fazendo aqui? Tenho alguma utilidade nesta terra? O que me reservará o futuro? A morte encerra a minha existência? Enfim, por que me faço tais indagações? Pode ser até que alguém não faça tais perguntas, mas a grande maioria gostaria de vê-las devidamente respondidas, para obtermos uma relativa segurança sobre a nossa existência no futuro.
Surge a Ciência e a filosofia, que através das suas pontuações, ao invés de trazer certo alento, atiça ainda mais o desejo de conhecermos o que está além da imaginação. A Religião como expressão cultural dos povos vem de milênios, e falhou, pois aquelas indagações continuam agora em um mundo comandado pela tecnologia da informação.
O Relato das escrituras antigas faz referencia a personagens que tiveram um lugar de destaque na história, quando a humanidade dele mais precisava. Faço referencia a Avraham, quando o Criador o revelou que destruiria Sodoma e Gomorra, ele dialogou com o Eterno, e ponderou: e se existisse pelo menos dez justos as cidades não seriam destruídas?
Outro justo Moshe Rabenu, Moisés o grande mestre. No monte Sinai recebia as dez palavras para entregá-las ao povo, enquanto na planície o nosso povo se envolvia com a idolatria do bezerro de ouro. O Criador falou prá Moshe, que iria destruir o povo, e faria dele, de Moises, um povo. O líder hebreu não titubeou, não teve dúvidas, retrucou ao Eterno: “Ou tu perdoas este povo, ou tira o meu nome do livro. Que livro? da Torá.
Noach, Noé passou também pela experiência do Criador mandá-lo construir uma arca, pois o mundo de então seria destruído. Noach cumpriu o dever de casa veio o dilúvio e somente sua família, e animais, sobreviveram à catástrofe. Não há registros de que aquele justo recorreu ao Criador por alguém. A idéia aqui não exercer julgamentos, mas afirmar que as nossas tomadas de posição, ficam registradas na história, ou não? Shalom.
By Moréh Altamiro de Paiva
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA