Sabedoria é grátis, mas é também a coisa mais cara que existe, porque, na maioria das vezes, nós a adquirimos por meio de nossas falhas, desapontamentos e mesmo dores. É esta a razão pela qual tentamos partilhar nossa sabedoria, de modo a que outras pessoas não paguem por ela o preço que nós já pagamos.
Eis algumas coisas que o judaísmo me ensinou a respeito da vida e que desejo compartilhar:
- Nunca tente ser esperto. Procure sempre ser sábio.
- Respeite os outros mesmo que sejam desrespeitosos com você.
- Nunca busque publicidade para o que você faz. se você a merece, a receberá. Do contrário, você será criticado. De toda forma, atos meritórios nunca precisam despertar para si a atenção de quem quer que seja.
- Quando você faz o bem aos outros, na realidade, serão beneficiados você, sua consciência e seu autorespeito. A maior recompensa em dar alguma coisa é a oportunidade de fazê-lo.
- Não busque atalhos no que você fizer. não há êxito sem esforço, nem realizações sem um trabalho árduo.
- Mantenha-se distante dos que buscam honrarias. seja respeitoso, mas lembre que a nenhum de nós cabe a função de ser um espelho para aqueles que, acima de tudo, amam a si mesmos.
- Em tudo o que fizer, tenha em mente que Deus vê tudo o que fazemos. não existe a possibilidade de enganar ao eterno. Quando tentamos enganar a outros, geralmente somos nós mesmos os únicos que se deixam enganar.
- Seja muito ponderado ao julgar o outro. se ele estiver errado, Deus o julgará. se errarmos no julgamento é a nós que ele irá julgar.
- Mais valioso que o amor que recebemos é aquele que damos.
- Dizia-se de um famoso líder religioso, que ele levava Deus tão a sério, que nunca sentiu necessidade de se levar a sério. eis um objetivo que vale a pena buscar alcançar.
- Saiba usar bem o seu tempo. a vida é curta – muito curta! – para ser desperdiçada com televisão, jogos de computador e e-mails desnecessários; curta demais para ser esbanjada com mexericos e inveja daquilo que os outros possuem; curta demais para ser preenchida com sentimentos de raiva e indignação e curta demais para perder tempo criticando os outros. “ensina-nos a usar os nossos dias a fim de conseguir um coração sábio”, diz o salmo. Cada dia em que você fez alguma coisa boa para alguém não foi um dia desperdiçado.
- Haverá muita coisa em sua vida que poderá lhe trazer mágoas. As pessoas podem, às vezes, ser indiferentes, cruéis, grosseiras, ofensivas, arrogantes, ásperas, destrutivas, insensíveis e rudes. isto é um problema delas, não seu. seu problema é como lhes responder. Certa dama disse uma vez: “ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem a sua permissão.” o mesmo se aplica às outras emoções negativas. não reaja. não responda. não sinta raiva ou, se a sentir, espere ela passar e então continue a sua vida. não conceda aos outros uma vitória sobre seu estado emocional. Perdoe ou, se não conseguir perdoar, esqueça.
- Se você tentou e falhou, não se sinta mal. Deus perdoa as nossas falhas, desde que as reconheçamos como falhas – e isto nos poupa da autodecepção de tentar enxergá-las como sucessos. nenhuma pessoa mereceu alcançar sucesso sem algumas falhas no caminho. o grande poeta escreveu também maus poemas; os grandes pintores fizeram quadros destoantes; nem todas as sinfonias de Mozart são obras-primas. se lhe falta a coragem para falhar, certamente lhe falta a coragem para alcançar o sucesso.
- Busque sempre a amizade daqueles que são fortes naquilo que você é fraco. nenhum de nós possui todas as virtudes. Até mesmo Moisés precisava de aarão. o trabalho de um time, uma parceria, a colaboração com outros que possuem dons ou pontos de vista diferentes dos nossos produz sempre um resultado melhor do que o que pode se conseguir trabalhando sozinho.
- Se você quer escutar a voz de Deus, crie momentos de silêncio em sua alma.
- Se algo está errado, não busque um culpado. Procure saber como pode ajudar a consertar o erro.
- Lembre-se sempre de que é você quem cria a atmosfera à sua volta. se você quer que os outros sorriam, sorria você primeiro. se você quer que os outros sejam generosos, seja você o primeiro. se quiser que os outros o respeitem, saiba respeitar os outros. a maneira como o mundo nos trata é um reflexo da maneira com que o tratamos.
- Seja paciente. Às vezes o mundo é mais lento que você. espere que ele te alcance, porque se você estiver do lado certo, eventualmente ele te alcançará.
- Nunca mantenha seu ouvido tão próximo da terra que você não consiga escutar o que uma pessoa honesta tenha a dizer.
- Nunca se preocupe quando outras pessoas disserem que você está sendo idealista demais. só idealistas conseguem transformar o mundo. e você vai querer viver sua vida sem contribuir para o mundo se tornar melhor?
- Seja correto e honesto e faça sempre o que você disse que ia fazer. não há realmente outra forma de viver.
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA