JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Matar-se em nome de Deus? Uma análise do suicídio praticado pelos homens e mulheres bombas no islamismo

Matar-se em nome de Deus? Uma análise do suicídio praticado pelos homens e mulheres bombas no islamismo:
Valeria Lucia de Camargo - Mestrado USP 2007



Esta dissertação tem como objetivo investigar o suicídio praticado por homens e mulheres bombas no âmbito do Islã, um fenômeno com características peculiares, aparentemente vinculado à religião, que vem se expandindo e levanta grandes sobressaltos no mundo inteiro, por ser considerado uma das armas mais cruéis e espetaculares do terrorismo atual. O foco principal do trabalho é a resenha e a análise de leituras desse tipo de suicídio realizadas por autores que não pertencem à realidade cultural do Islamismo. A pesquisa buscou apontar o estado atual desse fenômeno, apresentar as principais posições que sobre ele manifestam os autores estudados e indicar questões para o cientista da religião decorrentes das leituras. O estudo revelou tratar-se de um fenômeno extremamente complexo, sobre o qual os autores estabelecem múltiplas e divergentes caracterizações. A maior incidência é a de classificá-lo como terrorismo com preponderância da motivação religiosa, ou como expressão do fundamentalismo muçulmano. Várias leituras apontam outras motivações, além da religiosa, atribuídas a fatores sociais, culturais, políticos e psicológicos. Um olhar crítico sobre as leituras questionou a generalização da índole violenta do fenômeno como sendo um apanágio da religião e da cultura muçulmana, em choque contra a democracia e a civilização ocidental, apontou leituras enviesadas das fontes islâmicas, em especial no que tange à qualificação dessa prática como jihad, a sua caracterização simplista como terrorismo ou fundamentalismo, sem levar em conta os fatores culturais que a circundam. Embora admitindo a presença marcante do fator religioso, descartou-se ser este a principal motivação. Salientou-se o seu aspecto de dádiva e entrega da vida, como também o profundo dilema ético que essa prática violenta suscita, cuja superação só poderá acontecer com o diálogo, a solidariedade e a luta contra todas as formas de barbárie que contaminam a sociedade.

Exibições: 56

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem... Apesar de nao ter lido o Corao, eu penso que as pessoas leem o que querem ler, principalmente em escrituras de fe, isso nao somente acontece com os muculmanos (fundamentalismo existe em todas as religioes).
A interpretacao sobre a "Gloria da Morte" e completamente equivocada, a partir do momento em que a religiao diz que sua "situacao" pos vida depende de seus atos em vida.
Ou seja o terrorismo e uma loucura sem justificativa que busca se justificar com uma interpretacao religiosa torta e equivocada.
Valeu por esse artigo, Jayme e Valeria !!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço