JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

PSHARAT HÁ SHAVUA : Yedid Nefesh. Paulo Blank


para o amigo Jayme Fucs.


É só mudar as ordens das letras que PARASAHAT HASHAVUA se transforma em PSHARAT HÁSHAVUA que, em bom português significa dar um tempo na semana,um intervalo na correria onde não sobra tempo para a re-flexão, sobre a vida que levamos. O que é bem diferente das flexões que fazemos pelas academias da vida.


Então, dando uma Peshará na semana, podemos ler a Parashá, ou dar uma parada para pensar na vida e filosofar um pouco a existência. Considerando que Philo Sofia é a amizade que temos pela sabedoria,então já estamos no tema que me ocorreu lendo em um livrinho de Giorgio Agambem um belo artigo sobre a amizade. Me lembrei que hoje no shabat das sinagogas muitos cantarão Yedid Nefesh sem perceber a beleza deste termo.


Yedid nefesh - Amigo de Alma, palavra escrita em hebraico, YDYD e composta de iod-dalet iod-dalet o que nos permite ler Yad Yad. ( numa escrita sem pontinhos como dizímos na infância) O que transforma amizade em poesia embutida na língua pois teríamos a amizade como composta de duas vezes mão construindo a imagem que de mão em mão é feita a amizade.

Se quisermos ir um pouco mais longe e entrarmos na poesia infinita que é a língua hebraica relida pela cabalá, teríamos em numerologues: Yedid=28( 10 para iod e quatro para dalet) o que nos permite reescrever como כח ou seja Koach/força.

Amizade seria então um dar mão à mão que contrói a força mas que não se faz à força e sim por desejo próprio e sentimento. Yad be Yad.


Aqui volto ao Aga-ben ( o hifem é meu) que cita Aristóteles em seu artigo “O amigo”(vejam só em que passeio amigo esta Peshará que dei no meu tempo acabou me levando):


“Existir( to einai em grego) significa de fato sentir e pensar

Sentir que vivemos é por si doce, já que a vida é naturalmente um bem e é doce sentir que um tal bem nos pertence......A amizade é,de fato,uma comunidade e,como acontece em relação a si mesmo,também para o amigo: e como, em relação a si mesmos, a sensação de existir( aitheisi oti estin) é desejável,assim também será para o amigo”


Então uma Pshará amiga e doce para todos nós neste shabat que a esta hora já rola pelo mundo.

Paulo Blank


Giorgio Agabem, em "O que é o contemporâneo? ,ed Argos,ed de unachapecó,2009

Exibições: 34

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço