JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Liga Árabe analisa com Abbas diálogo de paz com Israel
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4845028-EI308,00-L...

O líder palestino, Mahmoud Abbas, se reúne nesta quarta-feira no Cairo com o comitê de acompanhamento da Iniciativa de Paz Árabe para discutir o futuro do diálogo com Israel, cujas negociações novamente apresentam dificuldades.
Esta será a primeira reunião do comitê desde que os Estados Unidos anunciassem que tinham decidido abandonar seus esforços para convencer Israel de interromper temporariamente a construção de colônias na Cisjordânia, a fim de que se possam retomar as negociações de paz com os palestinos.

O Comitê é composto por ministros de Assuntos Exteriores do Egito, Catar, Jordânia, Arábia Saudita, Barein, Síria, Líbano, Marrocos, o Iêmen, Catar, Tunísia, Argélia, Sudão, Omã, Emirados Árabes Unidos e o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa.

Fontes da Liga Árabe, em cuja sede será realizada a reunião desta quarta-feira, confirmaram à Agência Efe que está previsto que Abbas relate aos ministros desse comitê sobre a postura dos Estados Unidos e as possibilidades que se abrem por causa desse anúncio.

Segundo fontes palestinas da Liga Árabe, Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), apresentará aos ministros um relatório detalhado sobre a "fraqueza" da pressão americana sobre Israel, frente à "flexibilidade" árabe para que se retomem as conversas de paz.

O diálogo foi lançado no dia 2 de setembro em Washington, após dois anos de estagnação, mas de novo foi suspenso após Israel ter negado prorrogar uma moratória na construção de colônias israelenses nos territórios palestinos que expirou no dia 26 de setembro.

As mesmas fontes disseram também que os ministros analisarão com Abbas o resultado da reunião que manteve nesta terça-feira na cidade de Ramallah (Cisjordânia) com o enviado especial dos EUA para a paz no Oriente Médio, George Mitchell, de viagem pela região.

Nessa reunião, Abbas pediu a Mitchell que a Casa Branca adote uma postura "clara e franca" perante a colonização israelense dos territórios ocupados, tal como informou o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

O presidente da ANP "informou que todo reatamento do processo de paz precisa de uma completa detenção da construção nos assentamentos", ressaltou.

Na última segunda-feira, Mitchell se reuniu em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e após se reunir no dia seguinte em Ramallah com Abbas chegará nesta quarta-feira ao Cairo para conversar com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa.

Na reunião do Comitê da Iniciativa de Paz da Liga Árabe, que será posterior ao encontro entre Moussa e Mitchell, surgirão as propostas que levará Abbas às autoridades palestinas antes de tomar uma decisão sobre o processo de paz.

Este comitê da Liga Árabe analisa o andamento de uma iniciativa de paz, apresentada pela Arábia Saudita, que foi aprovada em 28 de março de 2002 em Beirute e que propõe a normalização das relações entre israelenses e palestinos tendo como uma das condições a retirada de Israel dos territórios ocupados em 1967.

Exibições: 6

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço