JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Toda sexta-feira, de manhã , o rabino de uma pequena aldeia desaparecia. Nem mesmo se apresentava nas rezas matinais da sinagoga e todos perguntavam
" A onde está o Rabino ".
A Curiosidade de todos da pequena aldeia era muito grande, até que Yosi o caseiro da sinagoga resolveu desvendar o mistério, e numa noite, escondeu-se embaixo da cama do rabino e esperou, até o dia sequinte.
De madrugada o rabino se levantou, colocando uma calça de camponês , botas de cano alto, um grande chapéu, um casaco e um cinto largo. Colocou, também, uma corda em seu bolso, amarrou um machado no cinto, embrulhou uma grande Hala ( pão do shabat ) um saco de frutas , batatas, velas e partiu , mas sem saber foi seguido pelo Yosi o caseiro.
O rabino mergulhou na floresta , afastando-se da cidade caminhando alguns bons quilômetros a pé e subitamente parou, pegou o machado, derrubou os calhos de uma árvore,
e transformou em pequenas toras.
Então juntou a madeira, amarrou-a com a corda, colocou-a sobre suas costas e começou a andar, até chegar a uma pequena e pobre cabana insolada de tudo e de todos e bateu na porta dizendo:
" Shabat Shalom!"
Mesmo assim se escutou uma voz tremula de uma mulher doente.
"Quem está aí?"
Perguntou assustada a mulher.
"Sou eu, Yakov , o camponês", respondeu o rabino, entrando na cabana logo dizendo.
" Vai estar muito frio essa semana e hoje trouxe madeira e uma bela Hala ( pão ), umas frutas, batatas e velas para o seu Shabat".
"Oh! Que gentileza é a sua pobre homem que nem tem para si , e vem todas as sextas feiras ajudar uma pobre e doente viúva."
Como posso de pagar por esses serviços que você me presta?
Não faço nada demais, somente cumpro o meu dever de Judeu e ser humano! respondeu o rabino!
O Rabino colocou a madeira no fogão, acendeu o fogo colocou o pão do Shabat na mesa junto com as frutas e as batatas e as velas e saiu em silêncio.
Desde então, sempre que alguém pergunta
" A Onde está o rabino ?"
Os morados da pequena Aldeia respondiam
" Num Lugar mais alto que o próprio Paraiso"

Exibições: 56

© 2022   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço