A Maldição ! Jayme Fucs Bar
Minha avó Cecilia de origem portuguesa de Vila Nova de Foz Coa , descendente de Cristão Novos, me ensinava algo que eu acredito que vinha da antiga tradição judaica mística dos Judeus da Ibéria, ela me dizia quando eu era um menino pequeno em sua casa de Vila em São Cristovão no Rio de Janeiro algo assim..." Uma Maldição que vem do coração tem o poder sobre uma outra Pessoa" Me lembro que as pessoas tinham medo da vó Cecilia, pois acreditavam que ela tinha o poder de usar essas maldições "que vem do coração".
Eu não sou uma pessoa que acredita e supertições nem mesmo em maldições, mas parece que em alguns casos da nossa História judaica Isso acontece e existe!
Seja por acaso ou pelas mãos divina, difícil de argumentar e racionalizar sobre essas coisas, e deixo a vocês leitores ao critério de julgar, pois o que eu vou contar é fato algo que aconteceu entre 1521 a 1578 sobre o Rei de Portugal Dom João III que chamavam na corte de "Piedoso" , porem muito bem ironizado pelo poeta Português Alexandre Herculano como homem medíocre, inábil, fanático, "inábil para governar por si próprio".
Realmente o Poeta Alexandre Herculano tinha razão ! Dom João III foi um dos maiores sanguinário e fanático rei de Portugal durante toda a Inquisição,teve uma única meta em todo o seu reinado a aniquilação da nação Judaica, que vai de fato concretizar esse seu desejo, dando cartas abertas para o clero católico sedentos de sangue ,e mais interessados pela ganância em se apoderar do patrimônio e da riqueza dos judeus do que da própia religião.
Nem mesmo o Papa Clemencio VII vai conseguir frear o desejo do monarca de Portugal, que segundo a opinião de muitos morrerá envenenado por ser favorável a suspensão da Bula da Inquisição,
Impressionante e Incalculável o número de judeus, vitimas no período de Dom João III, será nesse período de maior crescimento nas costruções de masmorras para torturas, será ampliado o número de agentes da inquisição, será um período onde as fogueiras nas praças públicas não vão parar de arder e os gritos de suplício dos mártires Judeus serão escutado por todos os lados, será o periodo onde a população fanática será incentivada a denunciar e aplaudir ao genocídio dos judeus Portugueses.
Os Judeus serão proibidos de abandonar Portugal, mas muitos na primeira oportunidade fugirão desse inferno e vão encontrar abrigo nos países baixo e no império Otomano , Portugal com a inquisição vai cometer o auto suicídio coletivo da nação Portuguesa, o que era uma potência militar e econômica vai se auto aniquilar. milhares de judeus portugueses homens das ciências, do comércio,da cultura serão totalmente extintos, de Portugal. O Judaismo português será totalmente aniquilado.
Fico aqui pensando ,nas palavras misteriosas de minha Avó Cecilia, e penso quantas pessoas nas masmorras e nas foqueiras e no exílio amaldiçoaram esse Rei sanguinário Dom João III " Uma Maldição que vem do coração tem o poder de se tornar realidade"
O que acontecerá a Dom João III ? Será pura Maldição? ou forças Misticas? ou simples supertição ? Eu não sei realmente defininir!
Mas de Fato!! Os 9 filhos e filhas de Dom João III ,vão todos morrer antes de herda-los, seu filho predileto e futuro herdeiro logo depois de casado com a filha do Imperador Carlos vai falecer aos 16 anos, Dom João morre sem deixar um filho herdeiro , seu neto Dom Sebastião, subirá ao trono, e também afetado pelo fanatismo da fé cristã, o levará a sair numa "guerra santa" contra "hereges" muçulmanos no norte da Africa, levando todo o poderio militar português e ser esmagado pelas forças mulculmanas na batalha de Alcácer.
Dom Sebastião perde a coroa, a vida e todo o poder militar Portugues.
Portugal estará praticamente aniquilado,sem Rei e sem herdeiros!
Acredite!! Se foi Maldição ou não isso é fato, em 1578 se inicia a crise dinástica que levará à perda da independência de Portugal para a Espanha.
Com todo o sofrimento, morte e humilhções, jamais os Judeus portugueses vão esquecer do lugar de onde vieram!
O que não faltava era Saudade!! Palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa!
Assim escreveu no exilio o sábio e poeta judeu Português Imanuel Aboab sobre suas Saudades as terras Portuguesas !
" Adeus Amada Patria, Teu Êmulo parte
Parte em direção ao Céu, quem pode sonhar com a Volta?
Pai Douro não vai lavar meu corpo
As ondas do mar Egeu revolverão meus ossos. "