JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Mistério Oculto do Tisha B'Av – Jayme Fucs Bar
Tisha B'Av é uma data no calendário judaico que mais me desperta mistério e curiosidade, geralmente quando falamos de Tisha B'Av de imediato nos lembramos da destruição do primeiro e do segundo templo, mas o curioso que essa data nos persegue por muitas e muitas gerações.
Muitos não sabem, mas a destruição da fortaleza de Betar que foi o principal foco de resistência na revolta de Barkova contra os romanos, ocorreu em Tisha B'Av!
Barkova que foi considerado o Messias pelo Rav Akiva! Talvez pela forma impressionante que conseguiu sem armas sostificadas e com um pequeno exército mas muito determinado, expulsar e destruir a poderosa força romana na Judeia.
O grande Imperador Adriano, se sentiu muito humilhado, pois não tinha como explicar em Roma como um pequeno povo pode esmagar,destruir as forças romanas na Judéia e se libertar por um período de 3 anos e meio .
Adriano vai criar um ódio mortal sobre os judeus, que mais tarde levará a consequências devastosas ao Povo de Israel, que de certa forma a partir dessa data 132 d.C começa de fato a nossa verdadeira e longa diáspora!
Muitos dizem que o Tisha B'Av veio cair sobre a Fortaleza de Betar devido que Barkova ser declarado como Messias! Barkova com todo o seu brilho como grande militar era muito arrogante com o poder que adguiriu em suas mãos se tornando violento e cruel até com os próprios judeus e o grande exemplo que numa de suas fúrias de raiva do nada esfaqueia e mata o seu propio tio.
Com a reconquista da Judeia pelos Romanos BarKova e Rabi Akiva vão ser degolados e esquartejados, e o Imperador Adriano com seu odio mortal aos judeus vai realizar mudanças drástica na Judéia como forma de exterminar da face da terra tudo que possa ser identificado com povo judeu.
Vai decretar a mudança do nome de Jerusalém para Aelia Capitolina! Os Judeus vão ser proibidos de pisar em Jerusalém! Será decretado a proibição da pratica da circuncisão! O segundo templo que estava devastado será construído o templo de Apolo e Minerva! E a região que sempre durante toda a sua História foi conhecida como Judéia se modificará e a partir desse momento e se chamará de Provincia Palaestina Prima .
Tisha B'Av ainda vai nos perseguir também na Diaspora, seja na primeira cruzada, onde no caminho a Jerusalém vão fazer um grande genocídio as comunidades judaicas da Europa e de Jerusalém, também o dia do decreto da espulsão dos judeus da Espanha e em consequencia a Inquisição acontece em Tisha B'Av.
A Pergunta é porque essa data nos perseque?
Será que vem procurar nos relatar algo que não entendemos?
Porque até hoje não conseguimos desvendar esse mistério do Tisha B'Av?
Muitos acreditam que o Tisha B'Av é um grande alerta contra o odio gratuito entre os Judeus, que não entendem que sempre fomos um povo que tem uma grande diversidade de idéias, pensamentos e concepções diferentes! E nada e ninquem é dono de verdade.
Sempre quando não consiguimos conviver dentro de nossas diversidades e um grupo nega ao outro o direito de existir, o Judaismo se encontra em perigo.
O Judaismo é e sempre foi, e sempre será um rico manancial de correntes, pensamentos, posições politicas, e caminhos distintos a serem seguidos, é por isso que somos um povo, ou melhor uma civilização e não somente uma religião.
Eu acredito que a grande dificuldade humana não é a crença em Deus! Crer em Deus é fácil o que não consequimos é saber amar o próximo.
Essa idéia de Amar o próximo ela é entendida muito errada! Amar o próximo não é sair por aí amando, abraçando e beijando todo mundo!
Amar o próximo é saber respeitar o outro o diferente, e saber dialogar e escutar o que o outro tem a te dizer. Amar o próximo é não desejar o mau e a morte do outro, pois todos nos e tudo que existe nesse mundo é fruto do Criador.
Aqui em Israel nos judeus que não somos religiosos, temos uma prática muito significativa de comemorar Tisha B'Av que é se reunir a noite em pequenos fóruns de reflexões e procurar entender o que vem a ser esse "Odio gratuito " que existente dentro de cada um de nos, e como podemos evoluir e colocar em prática o respeito ao outro, ao diferente para nos humanizar e ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações.
Shabat Shalom!!

Exibições: 59

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço