JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Porque essa bênção mensal é recitada somente para a Lua, e não para os outros Astros como o Sol?
Porque o Sol apesar de grande, forte e poderoso não teve o mesmo status da lua? (onde se realiza uma bênção ao Sol a cada 28 anos , a próxima ocorrência será em 2037.)
Procurei algumas explicações que talvez nos ajude a responder esse paradigma desse mandamento de Kidush Levaná. - Bênção da Lua, mais importante não confundir que a idéia central do Kidush Levaná é a Obra do CRIADOR e não um culto a Lua. Onde o Rav Yoná, nos conta que quando saudamos a Lua, e como estivéssemos agradecendo ao CRIADOR por toda a sua obra aqui na terra e em todo o Universo.
Esse desigualdade dessa bênção entre a Lua e o sol talvez se explique , porque o Sol e algo que vemos e sentimos dia a dia, e a luz da Lua não. Outro motivo pode ser que o calendário judaico ė seguido pela a Lua , onde nos orientamos para a chegada das festas e das colheitas e plantios. outra razão a que eu pessoalmente mais gosto é a beleza desse astro, o mais perto de nosso planeta Terra, onde a luz da Lua ilumina a escuridão da noite, e desaparece para aguardamos a cada mês a sua volta para de novo ajudar a brilhar a noite e também os nossos corações.
A Lua é na verdade algo simbólico dos mais bonitos, que tem como objetivo de nos ensinar que acima de tudo existe uma força maior, que equilibra todo esse planeta e o nosso Universo, que temos que saber guardar e respeitar a obra do CRIADOR.
Não é de surpreender que o primeiro mandamento dado pelo CRIADOR ao povo judeu, mesmo antes do Êxodo do Egito, refere-se ao Rosh Hodesh - o novo mês - determinado pela Lua. Interessante também que nas orações do Shabat, recitamos, "pela manhã, cantarei Seus louvores, (mas) fé eu terei à noite".
Kidush Levaná faz parte da tradição Judaica ,A bênção da Lua é feita à noite, junto com toda a família ou comunidade, após o surgimento das estrelas. O Kidush Levaná é recitado quando a Lua está totalmente visível, e não é necessário, recitá-lo na presença de um minian de homens e mulheres , na verdade quanto mais gente melhor, pois esse Kidush deve ser realizado com muito amor e alegria.Nesta Bracha A boa dica é enxergarmos a Lua, sem ver a lua não tem graça nenhuma! o melhor mesmo é aproveitar esse momento ao ar Livre, e não esqueça de levar um delicioso vinho ou suco de frutas para o Kidush.
No Kidush Levaná, afirmamos o nosso agradecimento ao CRIADOR, pelo direito a Vida e a nossa responsabilidade humana, pois "Todos seres humanos são Iguais no mais amplo transcendentes, somos iguais desde a sua origem somos iguais na responsabilidade uns com os outros".
O Midrash revela uma explicação mística, para essa procura desse complexo caminho humano. Explica que a Lua tinha sido criada do mesmo tamanho que o Sol, mas teria reclamado a D'us: "O mesmo reino não pode ser regido por dois soberanos". Ao que D'us teria respondido: "Então, você, diminua em sua grandeza". A Lua a "reclamona" perdeu o seu esplendor original, mais ganhou em compensação o direito de ser saudada numa Bracha mensal, especialmente para ela, que nos ajuda lembrar e agradecer a obra do CRIADOR. . E O Sol? Neste caso terá que esperar a cada 28 anos ou ate a chegada do Meshiach .

Uma exemplo de Kidush Halevaná

"Bendito sejas Tu, rei do universo, que criaste a vida, os céus e todos teus exércitos com o sopro de sua boca e também ordenou que a Lua seja renovada mensalmente com uma coroa de Gloria.

Bendito sejas Tu, o ETERNO que renova os meses, e nos trás as estações do ano, e a cada mês o Esplendor da Lua.

Bendito sejas Tu, o ETERNO o CRIADOR da vida!

Bendito sejas Tu, o ETERNO o CRIADOR da Natureza!

Bendito sejas Tu, o ETERNO o CRIADOR da Lua que ilumina a escuridão e trás a harmonia e o amor aos nossos corações "

Por Jayme Fucs Bar Julho 2011

Exibições: 501

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço