JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Judeus e negros ampliam laços em prol da plena cidadania das minorias no Brasil

Idealizadas pelo Memorial Judaico de Vassouras e realizadas em parceria com o Conselho dos Direitos do Negro/CEDINE, a Fundação Universitária Severino Sombra/FUSVE, a Câmara e a Prefeitura Municipal, ocorreram na cidade de Vassouras (RJ) entre 9 e 10 de dezembro as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sofia Débora Levy, representante da Confederação Israelita do Brasil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e diretora do Memorial Judaico, abordou a aproximação entre judeus e afrodescendentes, analisando as situações de degradação da dignidade, exclusão e mortandade vividas pelos dois grupos ao longo da História, e propôs ampliar os laços de empatia, respeito e fraternidade entre ambos, com o objetivo comum da garantia de direitos e da plena cidadania para as minorias no País. Sofia entregou às autoridades um exemplar da Revista Menorah, edição de junho de 2011, que aborda a história dos judeus etíopes e sua integração no Estado de Israel.

A ex-deputada Jurema Batista também tratou do tema dos direitos das minorias. O chefe de Documentação da Universidade Severino Sombra, Magno Fonseca Borges, discorreu sobre a legislação brasileira sobre os direitos humanos.

Duas exposições foram inauguradas: “Pretos Novos” e “Holocausto, Nunca Mais”. A primeira conta o drama dos cativos africanos que desembarcavam no Rio de Janeiro no início do século 19. A segunda – com material pesquisado pelo Memorial Judaico – mostra a história da barbárie nazista.

Foi ainda exibido o filme “Pequena Anne, Memórias do Campo”, produzido pela professora Gláucia Flores y Reyes, com colaboração da professora Jane Celeste Guberfain, ambas da UniRio, uma ficção baseada na história da garota judia Anne Frank.

O prefeito de Vassouras, Renan Vinicius, pretende envolver toda a rede de professores do município, que conta com 300 membros, no evento de 2012.

No dia 12 de dezembro, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro homenageou personalidades que se destacaram em 2011 na área de direitos humanos, entre elas os ministros Luiz Fux e Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal; os ministros Ari Pargendler, Benedito Gonçalves e Waldemar Zveiter, do Superior Tribunal de Justiça; os desembargadores Luiz Zveiter, Manoel Alberto dos Santos, Messod Azulay, Denise Levy Tredler, Maria de Lourdes Da’Arrochella Lima Sallaberry e Maria Helena Cisne; os procuradores de Justiça Cláudio Soares Lopes e Leonardo Chaves.

http://blog.webjudaica.com.br/2011/12/16/judeus-e-negros-ampliam-lacos-em-prol-da-plena-cidadania-das-minorias-no-brasil/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+netjudaica+%28Blog+NetJudaica%29

Atualizado pela última vez por Jayme Fucs Bar 19 Dez, 2011.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço