JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Um Pouco de Física Quântica - Blog de Bruno Pereira

Um Pouco de Física Quântica

A mecânica quântica é a teoria física utilizada para em estudos dos sistemas físcios cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A teoria quântica descreve com precisão muitos fenômenos que antes não se conseguia explicar como as órbitas estáveis do elétron.

A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização que é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal, analógico ou digital, cuja amplitude varia entre infinitos valores. No ensino de física, a mecânica clássica geralmente é a primeira área da física a ser lecionada.

O gato de Schrödinger é um experimento metal que serve pra ilustrar a bizarrice da mecânica quântica e da matemática necessária para descrever os estados quânticos, onde um bichano, na figura de cobaia, está vivo e morto ao mesmo tempo! Não se trata de vudu nem de macumba braba, mas sim de mecânica quântica. Esta hipótese foi concebida pelo físico austríaco, um dos mais brilhantes do século XX. A idéia era mostrar como o comportamento das partículas subatômicas parece ilógico.

No experimento, a vida do animal fica a mercê de partículas radioativas dentro de uma caixa selada. Se elas circulassem pela caixa, o gato morreria; se não, ele permaneceria vivo. Até aí, tudo maravilhoso! A bizarrice começa quando o evento é analisado de acordo com as leis do mundo subatômico, que definem que ambos os fatos podem ocorrer ao mesmo tempo. Mas e se olhasse para dentro da caixa para matar a curiosidade? O cientista não veria nada de mais, apenas um gato – vivo ou morto.

Segundo as leis da física quântica, o mínimo de interferência, como uma fonte de luz utilizada para observar o fenômeno, as realidades paralelas do mundo subatômico entrariam em colapso e só veríamos uma delas. Por isso nem adianta querer testar a teoria em casa com aquele gato chato que vive se enroscando na sua perna. Mas isso me leva a outra tentativa de explicar o que é mecânica quântica a qual sou fascinado! A Interpretação de muitos mundos (IMM).

Ao se observar um fenômeno, o universo é quebrado em dois universos paralelos onde cada um acomoda um dos possíveis desfechos. Então em um universo o físico descobre que o objeto foi medido na forma de onde e no outro universo o mesmo cientista mede o objeto em forma de partícula. Isto também explica como uma partícula subatômica pode ser medida em mais de um estado.

Louco, né? Mas a IMM de Everett se aplica além do nível quântico. Se a teoria estiver certa o universo se quebra sempre que uma ação tomada tenha mais de um resultado possível, mesmo quando você decide ser omisso. Isso significa que em uma situação onde você precisa tomar uma decisão o universo será quebrado em vários mundos paralelos e em cada mundo você continuará seguindo sua vida com a conseqüência do resultado da sua ação.

Perturbador? Isso manda por água a baixo toda a nossa idéia linear de tempo. Transformando a linha do tempo em uma confusão de paralelas que mostrariam todos os possíveis desfechos das nossas atitudes.

Mas fala sério! Imagina se fosse possível dá uma espiadela no outro mundo e tomar consciência do universo paralelo? Será que seriamos mais felizes em saber que não foi tão ruim determinada decisão? Ou ficaríamos frustrados ao descobrir que fizemos uma cagada descomunal? Se formos analisar nossas vidas através da física quântica, poderemos fazer como propôs Schrödinger e concluirmos que a nossa felicidade é um gato vivo-morto.

Viajou na maionese nessa maluquice toda? Sem problemas, os melhores físicos têm o mesmo problema. "Esse exemplo mostra que ainda não entendemos as implicações mais profundas da mecânica quântica", afirma o holandês Gerardus ’t Hooft, vencedor do Nobel de Física de 1999.

Fonte: http://sozinhoembrasilia.blogspot.com/2010/01/um-pouco-de-fisica-quantica.html?showComment=1326456378107#c4859456581218624121

Atualizado pela última vez por Jayme Fucs Bar 13 Jan, 2012.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço