JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A difícil acomodação entre religião e estado - Pletz

O diretor executivo do Israel Movement for Progressive Judaism, rabino Gilad Kariv, participou de diversos encontros com lideranças e jovens durante a visita que realizou à América Latina no início de agosto. A viagem foi organizada pela World Union for Progressive Judaism, com o apoio de suas afiliadas Congregação Israelita Paulista (CIP), em São Paulo; Associação Religiosa Israelita (ARI), no Rio de Janeiro; Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), em Porto Alegre; e Fundación Judaica, em Buenos Aires.Kariv abordou diversos temas relacionados à vida cotidiana em Israel, com atenção especial ao reconhecimento do judaísmo progressista por parte do governo. “Infelizmente, de modo muito estranho, Israel é a única democracia do mundo que inibe a liberdade religiosa dos próprios judeus. Não existe nenhuma outra democracia no mundo que interfere de maneira tão dramática nas escolhas religiosas dos cidadãos judeus. Se estamos realmente preocupados com a continuidade do judaísmo, com o judaísmo no Brasil e em outras partes do mundo, não podemos ignorar o que está acontecendo em Israel com relação aos cidadãos judeus. O pluralismo judaico é uma necessidade hoje. É a única maneira de se manter a religião coexistindo com os valores democráticos defendidos pelos filósofos sionistas, até mesmo pelos ortodoxos sionistas”, afirmou.

via WUPJ

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Altamiro Galvão de Paiva em 9 setembro 2013 às 11:21

A abordagem é por demais oportuna, muito boa!

Comentário de Sérgio Freitas de Oliveira em 4 setembro 2013 às 13:49

Essa questão é importante uma vez que Israel é uma democracia e não uma teocracia. Não é animador saber que política e religião se entrelaçam no Estado em que acredito ser a única democracia naquela região. A diversidade de pensamento - respeitando o direito dos demais - é o que princípio da Paz de convivência entre os diferentes.

Acima de um Estado Israel é a marca de um povo que está espalhado pelo mundo e que independente de serem Judeus; eles assimilam costumes e hábitos dos diferentes países em que habitam.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço