JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Há um conto Hassídico,que um Dia o Rabino Kotzk fez a seguinte pergunta aos seus discípulos " A Onde Mora Deus?
Cada um fez a sua reflexão e comentários! Um disse " Deus mora em todos os lados" Outro exclamou " Deus mora dentro de cada um de nos" O outro " Deus mora nas sinagogas e nos lugares sagrados" o Rabino Kotzk sorriu e disse " Deus mora no lugar a onde você deixa o entrar!"
Como sempre esses tesouros dos contos e parábolas do Talmude nos faz sempre a refletir e pensar! Isso me levou a questionar : Deus caminha junto de nós seres Humano?
Lendo o livro do Bernardo Kliksberg " Eu e Meu Judaismo" Achei uma passagem incrível de um sábio judeu que tanto admiro Martim Buber, que é contado através da experiência pessoal que teve o Rabino Marshall T. Meyer que foi aluno de Martim Buber na Universalidade de Jerusalém por volta de 1951.
Conta que em um belo dia ele resolveu questionar o seu professor, fazendo uma pergunta meio desconcertante " Qual a frase da Torá que ele achava mais relevante?
Buber fez uma pausa e olhou profundamente para o jovem estudante e disse!
"Hithalech Lefanai Vehie Tamim" A Tradução seria " Vá e Caminha Adiante de mim de forma Íntegra "
Interessante que Buber poderia com seu grande conhecimento na Torá trazer inúmeras outras citações porém Porque foi essa a sua escolha?
Diferente do que muitos pensam Deus não caminha diante do ser Humano, Deus somente pede que na sua caminhada seja" Integro", Ético , moral que possa ter a sabedoria de construir um Mundo melhor mais Justo mais Humano.
Deus não tem nada a ver com que acontece nesse mundo como: Fome, miséria, racismo, preconceitos, violências , guerras e genocídio Etc… Tudo isso é da responsabilidade do ser Humano e não de Deus.
O ser Humano recebeu de Deus o Livre Arbítrio para saber escrever sua história e determinar seu destino. Deus espera do ser Humano que seja "integro " em suas ações e comportamentos e mesmo que haja diferenças e discórdia de pensamentos possamos ser "Integro" e respeitar um ao outro, Isso é uma lei necessária a ser cumprida! Pois Graças a Deus cada ser Humano é um mundo de diversidades e de pensamentos diferentes!
Mas Deus caminha ou não com os seres Humanos?
Sim eu acredito que ele Caminha!, mas quando caminhamos Deus não está adiante de nós, está atrás de nós observando os caminhos que estamos tomando em nossas vidas!
Deus não nos abandonou! Talvez sem saber somos nós que abandonamos Deus!
Não abandonamos Deus em nossas crenças,credos, rezas e manifestações religiosas, mas muito de nós abandonamos a Deus do que ele espera de nós seres Humanos!
Quando ele nos ordena "Vá adiante de mim" ele está te acompanhando e observando os nossos passos e se fosse possível fazer uma Metáfora sobre Deus Ele deve estar chorando por nós ao ver a forma e para onde estamos levando toda a Humanidade.
A Maior dificuldade Humana não é crer em Deus e sim Amar ao Próximo, mas amar o próximo tem um sentido diferente do que muitos entende, pois saber amar o próximo é entender que temos que saber respeitar um ao outro mesmo nas diferenças.
È como sabidamente nos ensinou Emanuel Levinas “ Eu não sou livre se o outro não é Livre, minha liberdade está condicionada na Liberdade do outro "
E como o meu Mestre Paulo Blank gosta de expressar " Herut Al Tinai" Nossa Liberdade está sob condições"
A ideia da Crença no ÚNICO quer dizer que todos os seres humanos somos todos parte de sua criação! Deus não criou as religiões, nacionalidades ou partidos políticos Tudo isso é criação Humana nada tem que haver com Deus! Somos todos parte do Único! Somos todos parte da mesma Origem que é essa Unicidade.
Judaísmo é e sempre foi um grande direito a Liberdade de Discussão e expressão esse sentido democrático existe antes mesmo de ser criado a moderna democracia!
Judaísmo não tem a possibilidade de ter um Papa, Não exite um rabino que possa ser o rabino reconhecido como rabino de todos os Judeus, Não existe rabino Infalível, cada grupo tem seus rabinos com seus pensamentos, suas diversidades e crenças.
Minha forma de estudar e entender a Torá não é ortodoxa e sim Humanística, para mim é importante saber abrir as portas da Torá para descobrir os seus segredos e cada vez que você descobre um novo segredo você vai poder abrir uma nova porta e surgirá um novo segredo.
A Torá é uma fonte eterna de aprendizado e sabedoria. A Torá é uma saga Humana! .
Uma vez o famoso rabino Abraham Yeoshua Haschel , veio a Israel e numa conferência que participou ele fez a seguinte reflexão " Fico muito satisfeito e feliz que os Hotéis de Israel tem um " Masguiar" Inspetor que cuida da Kashrut ( regras alimentares) ,o problema é que não tem um "maskiar" Inspetor que cuida da forma dos lucros dos Bancos"
Poderia acrescentar também um Inspetor para verificar as diferenças socias ,a destruição ecológica, o direito a todos ter educação, saúde e bem-estar social etc... Tudo Isso também faz parte das leis Judaica que necessita urgentemente de Masgiar ( Inspetor) para que nossa caminhada seja de " Integridade humana"
Isso me fez lembrar de uma declaração que sabidamente Golda Meyer quando a perguntaram sobre se ela cumpria as Mitzvot ( as Leis Judaica) ela assim se expressou
" Não é preciso cumprir as Mitzvot para ser um bom Judeu ou Judia, mas é necessário saber quais as Mitzvot que não se Cumpriu"
" Deus Mora no lugar a onde voce deixa o entrar!" assim Declarou o rabino Kotzk.
Poderiamos também dizer " Que Deus Caminha conosco,mas esta´ainda a espera de saber que caminho vamos tomar !
Shabat Shalom!
Fonte – Bernardo Kliksberg " Eu e Meu Judaísmo" 1990

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço