JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Apesar das falhas lutando por uma sociedade moral e Justa

A morte do patriarca Jacob marca o fim do livro de Gênesis, e fecha o período patriarcal em Israel.

 

Abraão, Isaac e Jacob, os pais fundadores de Israel, foram os líderes de uma família única tateando em meio as paixões e tentações humanas para estabelecer uma sociedade justa e moral

 

"Todo o período entre Abraão e o Êxodo", diz Martin Sicker, "poderia ter sido resumido em poucas frases curtas em vez de encher mais da metade do livro de Gênesis com histórias a partir das quais só se pode aprender sobre os atores neles.

 

No entanto, "diz ele," que é exatamente o ponto. Se assumirmos que o propósito do livro de Gênesis como um todo é de estabelecer as bases para o surgimento do povo e da nação de Israel, bem como a criação de uma civilização ideal e de uma sociedade justa e moral que pode ser imitado por outros, é essencial que essa civilização e sociedade, são construídas por pessoas que são reconhecidas como humanas; ou seja, seres imperfeitos como são todos os seres humanos.

 

Essas histórias ilustram isto dramaticamente. Aqui não há personagens de proporções míticas, não há super-heróis, apenas pessoas normais que vivem em famílias disfuncionais, que às vezes fazem coisas que estão erradas, às vezes sem sentido e muitas vezes embaraçoso. E, no entanto, vai ser essas mesmas pessoas que vão passar uma herança intelectual e espiritual que acabará por encontrar a sua plena expressão nos ensinamentos da Torá e da constituição da nação de Israel encontrada nos livros restantes do Pentateuco. "

 

Apesar de apenas quatro versos foram dedicados à morte de Abraão e dois para a morte de Isaac, três capítulos de Gênesis são dedicadas ao desaparecimento de Jacob. Esta descrição excepcionalmente detalhado, escreve o professor de Bíblia Nahum Sarna, reside nas circunstâncias específicas de sua situação. Ele só entre os patriarcas, morre em solo estrangeiro. Ele é, portanto, particularmente preocupado com o enterro em sua tumba ancestral. E sepultamento de acordo com seus desejos envolve um esforço considerável, que, juntamente com os arranjos elaborados, precisa ser completamente descritos ".

 

 Jacob, como Israel, diz o especialista em ética Leon Kass, convoca o filho para lhe ensinar uma lição sobre a morte e sepultamento, e, portanto com isso também sobre os laços e as  dívidas que temos com aqueles que nos precederam.

 

Com a morte de Jacob fecha o período formativo na história de Israel e o grande drama nacional começará a se desatar, um que vai ocupar os judeus para os próximos 11 semanas, quando o livro de Shmot, "Êxodo", o segundo livro do, TaNaKh é lido no calendário da sinagoga.

 

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço