JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Chanuká agora faz parte do calendário festivo da cidade de Curitiba.

 

principal

O prefeito Luciano Ducci se reuniu com representantes da comunidade israelita de Curitiba e do Paraná, na manhã desta terça-feira (4), no Salão Brasil da Prefeitura. A solenidade foi para comemorar a lei que instituiu o mês de dezembro para as comemorações do Chanucá, Festa das Luzes dos judeus, em Curitiba. Neste ano o evento será em 20 de dezembro.

A festa, da comunidade judaica, celebrada na mesma época do Natal dos Cristãos, já é comemorada há 25 anos na praça 29 de Março e agora entrou de forma oficial no calendário festivo da cidade. "Esta lei foi sancionada em junho. É uma data muito importante para todos os judeus e agora faz parte de forma oficial do nosso calendário. Curitiba é uma cidade acolhedora e a participação das diversas etnias mostra isso", disse o prefeito Luciano Ducci.

A lei que instituiu a comemoração do Chanucá é a 13.736, do dia 2 de junho de 2011. O vereador Emerson Prado, autor da proposição, também participou do encontro na manhã desta terça-feira.

"A Festa das Luzes é comemorada em oito dias e escolhemos um dia para fazer uma grande celebração. Este ano essa grande festa vai acontecer no dia 20 de dezembro, na praça 29 de Março", explicou o rabino Yossef Yitschak (Fitche) Dubrawsky.

"A sanção desta lei pelo prefeito Luciano Ducci concretiza todo esse sincretismo étnico que Curitiba tem. Isso faz da cidade uma referência mundial. Somos um povo de paz", disse o presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz.

Chanucá - A Festa das Luzes contém uma mensagem universal para todos os povos, uma mensagem de liberdade. Mais uma vez este ano, será realizada no mês de dezembro, na praça 29 de Março. Durante oito dias, serão acesas as luzes do Menoráh (candelabro), iluminando todos os lares da comunidade israelita, na esperança de dias melhores, de mais solidariedade, mas fraternidade e santidade no cotidiano.

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.

Exibições: 134

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de roberto carvalho em 27 dezembro 2011 às 20:35

que a festa das luzes seja uma festa inspiradora e que possa gerar bons fluidos ao " ser humano" , tendo em vista, a inversão de valores, o materialismo no sentido literal da palavra , onde, vivemos em uma sociedade que sõ pensa no ter e não no ser.

shalom

Comentário de Marcelo Cesar Dias em 20 dezembro 2011 às 21:23

Legal!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço