JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Num Mundo tão conturbado de violencia, preconceitos e corrupções me fez pensar numa conversa que tive com uma amiga sobre a passagem de Êxodos em que Deus manteve um diálogo profundo com o profeta Moisés, que provavelmente teve que transcender os conceitos de tempo e de espaço para poder chegar mais perto desse Deus.

Esse Deus vai anunciar um dos mais importantes eventos da humanidade, onde todos os seres humanos serão representados, , pelo Profeta Moisés, que receberá as Tábuas das Leis; de fato esse será o pacto profundo entre Deus e o Homem,e entre o homem e a si mesmo . Esse pacto, vai ser escrito em pedra fundida, que denominamos os Dez Mandamentos. em outras palavras esse será o código moral e ético que deverá reger a toda a Humanidade.

Talvez o nosso Profeta Moisés, nesse dialogo tão humano, ainda tenha tido a coragem de perguntar a Deus: "E agora, Deus? O que vai acontecer? Para onde Vamos?” E talvez esse Deus tenha respondido: "A partir de agora, vocês têm o código da moral e da ética a ser cumprido, portanto, se virem!
E parece que Deus nos deixou a " Se Virar " aqui e foi para o seu tempo "o Sempre" o mundo Celestial.

Estamos nessa jornada já a muito tempo procurando "se virar", sem grandes resultados! Já se passaram mais de 4 mil anos e as metas de moral e da ética das Tabuas das Leis ainda estão muito longe de ser alcançadas, na humanidade. E essa, talvez, Sejá a nossa grande missão que devemos assumir em nossas vidas como, seres humanos, aqui na Terra.

No Judaismo temos dois amores , dois pilares inseparados um do outro "Amar a Deus" e "Amar o Ser Humano".

Não é suficiente somente Amar a Deus se não somos capazes de amar os seres Humanos!!

O filósofo humanista Kenneth Phife define essa questão de forma muito interessante:
"O humanismo nos ensina que é imoral esperar que Deus aja por nós. Devemos agir para acabar com as guerras, os crimes e a brutalidade desta e das futuras eras. Temos poderes notáveis. Termos um alto grau de liberdade para escolher o que havemos de fazer. O humanismo nos diz que, não importa qual seja a nossa filosofia a respeito do universo, a responsabilidade pelo tipo de mundo em que vivemos, em última análise, cabe a nós mesmos."

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço