JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Democracia e Israel - publicado no iton kidma RJ

No momento em que leis sao feitas no Estado de Israel com objetivo de diminuir a liberdade, dificultar a igualdade e aniquilar a fraternidade entre os cidadãos israelenses, é preciso que haja uma movimentação para questionar tudo isso, assim construímos o nosso sionismo.
Se você, chanich do Shomer, pai de chanich, ou peil, leu o primeiro parágrafo e nao entendeu alguma coisa, ou nao entendeu nada, então aqui vão algumas perguntas e respostas que poderão te ajudar a entender.
O que é política? Os gregos definiam política como dever de todo cidadão grego, Hanna Arendt define política como uma necessidade da sociedade de viver em grupo, já Machado de Assis acredita que a política é consequência natural para a interação entre indivíduos. Política pode ser entendida de diversas formas, mas o importante é saber que a prática política é realizada a partir da adoção de um sistema de governo para os cidadãos de certo local.
Sob qual forma de governo vivemos? Ah, essa é fácil, até seu irmão menor sabe essa! Democracia! Mas explicar democracia é outra história, né? A democria é uma forma de governo que busca expandir a noção do que é público para a maior quantidade de formas possível, ou seja, todos nós somos coisas públicas quando se fala em eleição ( pelo menos) porque todos nós somos cidadãos que votam. Até na nossa educação a democracia tenta se posicionar, e não digo educação escolar não, o Brasil por exemplo tem uma lei que impede os pais de dar palmadas nos seus filhos. A educação escolar é um bom exemplo também, quem decide o que vamos estudar, a diretoria? Não, existe uma espécie de cartilha que todas as escolas do país devem seguir, por exemplo no Brasil foi feita uma lei que obriga as escolas a ensinar o Holocausto.
O que são as leis? Para uma democracia de fato existir é necessário que todos os cidadãos de um país sejam iguais perante a lei, livres para emitirem suas opiniões e que haja fraternidade entre o povo, assim somos todos parte de uma coisa só, podemos viver sabendo que o nosso vizinho será tratado da mesma forma que nós mesmos, que nao haverá violência entre agente, e que poderemos falar o que quisermos desde que não agrida ele. Nesse sentido, as leis servem para criar uma norma entre todos os cidadãos. Se você algum dia for estudar sociologia, pode encontrar uma definição afirmando que a lei cria interação social, ou seja, a lei permite que você e seu vizinho sejam amigos pois sabem que vivem sob o mesmo conjunto de leis, legislação.
O que está acontecendo em Israel hoje? O governo de Israel está com alguns projetos de lei que entram em choque com alguns princípios de democracia, por exemplo, há um projeto de lei que se for aprovado impedirá ONG's de receber dinheiro do exterior, impedindo por tanto que trabalhos sociais obtenham opiniões políticas de fora de Israel. Outro projeto de lei que esta criando problema em Israel é em relação à educação, um partido do parlamento israelense, quer que o árabe não seja ensinado nas escolas. Esses entre outros projetos estão criando um questionamento nos israelenses sobre até onde Israel é um país democrático.
O que isso tudo tem a ver com o Shomer? O Shomer analisa de forma crítica a sociedade israelense e entende que é uma necessidade o Estado de Israel cumprir o que está escrito na sua carta de independência: "O Estado de Israel estará aberto às imigrações judaicas e à Diáspora, fomentando o desenvolvimento do país para todos seus cidadãos, baseado na liberdade, justiça e paz conforme as visões dos profetas de Israel, se asseguram direitos em completa igualdade social e política, a todos seus habitantes, sem diferenças de credo, raça ou sexo, assegurando a liberdade de religião, consciência, idioma, educação e cultura."

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Noel Carlos de Souza em 14 dezembro 2011 às 19:18

Bem, como educador entendi algo do teu texto, agora depende de qual tipo de democracia você esteja descrevendo, a democria direta ou representativa (indireta), tenho quase certeza que em Israel vc se refere a democracia indireta onde o povo elege seus lideres nas urnas. Sendo assim, projetos aprovados que vão contra os anseios da população devem ser deposto pela mesma força da população que elegeu estes representantes. Vozes isoladas são como ecos em sombras vazias.

shalom!!

Comentário de André Ben Avraham Nalin em 10 dezembro 2011 às 21:53

O dia que houver DEMOCRACIA mesmo,vai ser diferente; o Judaismo Conservador, reformista terão VOZ.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço