JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Jubrasidaicoleiro

Outro dia me perguntaram se eu sou judeu brasileiro ou brasileiro judeu. De cara respondi que é uma questão complexa, mas na hora cheguei a conclusão que sou judeu brasileiro. Não fiquei satisfeito, essa confusão de identidade ia e voltava, virava e revirava em mim. Afinal, o que eu sou?

Judaísmo é mais que uma religião, é um emaranhado de cultura, tradição e rituais que se mostra presente em diferentes níveis na minha vida. Sou judeu pela minha descendência judaica, mas também sou judeu por opção. Meu pai é judeu, meu avô é judeu e não posso afirmar mais quantas gerações da minha família são de origem judaica, mas tenho certeza que sou um judeu diferente de todas essas gerações. Não me faz mais judeu, ou menos judeu, não acredito nesse nivelamento.

Brasileiro é minha natalidade, porém é mais que isso. Nenhum brasileiro é apenas um número no Censo, há uma emoção que envolve o sentimento de ser brasileiro. Esse sentimento é ainda mais forte pelo fato de ser carioca. Carioca é um estado de espírito, é ir para a Lapa em pleno carnaval e se misturar na multidão, é ir para praia no verão e se deparar com um dos cartões postais mais bonitos do mundo e também sentir vontade de ir a praia no inverno e poder matar essa vontade.

Pedir para me definir no meio de tantas paixões me faz recorrer a Zygmunt Bauman, afirmando que numa era pós-moderna, há uma fluidez das identidades e das ligações que cada indivíduo tem. Há um esvaziamento das ideologias e a criação de uma sociedade individualizada, e é a partir desse individualismo que me proponho como jubrasidaicoleiro*. Uma mistura de rótulos que me faz único e ao mesmo tempo aberto para cada situação. Sinto-me livre para afirmar que sou judeu em oposição à religião da maioria brasileira e para mostrar o “meu” Brasil numa viagem internacional, e sentir saudade da minha cidade.

Não proponho que esse texto finalize essa questão, mas que abra uma nova discussão, que os leitores mudem de opinião ou reforcem a sua própria. Em tempos de tantos conflitos étnicos e/ou religiosos motivados por variadas divergências me pergunto se é necessária essa rotulação, se não podemos simplesmente coexistir como seres humanos.

* Nessa ordem pelo simples motivo sonoro

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jayme Fucs Bar em 11 junho 2010 às 20:03
Grande Rodrigo,
Obrigado por nos participar dessa sua questao de identidade de ser um Jubrasidaicoleiro.

Eu Acho que com a globalizacao essa questao de ser judeu brasileiro ou brasileiro judeu se tornou insignificante, pois todos nos temos hoje muitissimas identidades e pertencemos a muitissimos grupos e comunidades.

Pessoalmente tenho claro que tenho muitissimas identidades, assim me defino : ser Humano, judeu secular humanista, (judaismo eh para mim uma civilizacao ) brasileiro, carioca, Tijucano , torcedor do America F.C, Israelense,Kibutznik ( Movimento Kibutziano),Nachshonik ( Membro do Kibutz Nachshon)Shmutznik,( Membro do Hashomer Hatzair) . participo de variados grupos politicos e ecologicos que faz parte de minhas identidades : Internacional Hibiscus associacion, Paz agora, Meretz,Lojamei Shalom, Jardineiros Alternativos de Israel, movimento humanista mundial, Tmura etc.

UFA!! com certeza devo ter esquecido algumas outras identidades!

Todos seres humanos sao livres para se definir e determinar sua identidades. Nao existe uma ordem do correto ser Judeu brasileiro ou brasileiro judeu, essa ordem as vezes muda em funcao do momento e da realidade .

Por isso todos aqueles que se definem como Judeus e suas identidades estao vinculadas com a cultura, historia,religiao, nacao etc.. deverao ser compreendidos como judeu. como todos aqueles que se define judeu brasileiro nao deixa de ser melhor ou menos "patriota" daqueles que se definem brasileiros judeus, ou brasileiro cristao.

Ninquem tem o direito e o monopolio de determinar a identidade do outro.

Identidades se adguire e continuamos adguirindo ( nao eh "genetico como vem sendo imposto por muitos grupos judaicos que ser judeu eh filho de mae judia") . Eu nao sou Judeu, por que minha a mae eh Judia, Sou judeu por que adguiri e continuo adguirindo no meu processo de minha vida essa identidade judaica e outras identidades.

Identidades vem dos processos e manifestacos que ocorrem no longo de nossas vidas ,e em todos os momento que estamos em contato com esse mundo, com suas culturas ,civilizacoes,historias, herancas e valores culturais familiares, pedagogias, valores nacional,religiosos, vivencias espirituais e misticas etc.

Porem o que nos falta com certeza apesar de termos tantas identidades, eh um pouco mais de compreencao sobre a nossa comum identidade humana.

Se pudessemos chegar a um tipo de comprencao dessa identidade humana nos ajudaria bastante a nos respeitar e aceitar como legitimo as outras e diferentes identidades que temos um com o outro.

Shabat Shalom!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço