JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Jerusalém terá uma nova linha ferroviária, e no processo, os geólogos encontraram um rio subterrâneo de grandes dimensões.

Escavadeiras estavam a cavar uma nova estação ferroviária subterranea no centro de Jerusalém quando os geólogos decobriram o maior rio subterrâneo já encontrada em Israel. E enquanto seus desfiladeiros profundos e cachoeiras podem ser um impressionante achado para os cientistas, não contém uma quantidade significativa dos fluidos precioso para afectar o equilíbrio de água nesta cidade tradicionalmente seca.

"Nós encontramos um rio bonito" disse o Professor Amos Frumkin, chefe da Unidade de Pesquisa Caverna do Departamento da Universidade Hebraica de Geografia, disse à The Line Media.

"Em termos de Israel, é a maior corrente subterrânea que já vi. É uma espécie de canyon que foi cortado pelo córrego da água durante um longo período de tempo, talvez milhões de anos ", disse Frumkin.

Frumkin e sua equipe foram chamados por Israel Railways após seus engenheiros terem escavado por acaso uma caverna de 80 metros (260 pés) do eixo perto do centro de convenções da cidade, e a principal estação de ônibus central que está sendo perfurado para uma estação ferroviária subterrânea que servirá Jerusalém-Tel Aviv.

"Quando chegaram à profundidade de 75 metros que cortaram a esta caverna acidentalmente. A água começou a fluir para este eixo e tinham alguns problemas, até que encontraram uma solução de engenharia e nos chamou ", disse Frumkin.

"Nós fomos os primeiros, ninguém nunca pôs os pés dentro desta caverna. No entanto, não foi muito fácil. Isso significava rastejar na lama e alguns rapel em cordas era necessário. Então, você precisava de algumas técnicas de espeleologia ", disse ele. "Foi lindo. Um canyon de mais de 200 metros de comprimento e que nunca chegou ao seu fim. Encontramos algumas cachoeiras no interior, que era bom para o nosso país árido. "

Jerusalém não é conhecida por suas fontes de água e só há uma ponto importante na cidade, o Giom bíblica, que tem sido gurgling desde antes do tempo do rei Davi. Com uma população de cerca de 700.000, Jerusalém recebe a água bombeada a partir do aquífero costeiro.

Frumkin disse que a caverna parece ter sido desenvolvida depois que a água se infiltrou na superfície e dissolveu o calcário subjacente. Enquanto outras grandes cavernas foram descobertos em Israel, este era o único com água corrente.

"Esta é a mais longa com um córrego ativo que flui através dele. Todas as cavernas de estalactites outros em Israel são, sem qualquer fluxo de água hoje. Eles são apenas gotas de água do teto e do córrego que formou a caverna já desaparecidas por causa de mudanças geológicas e hidrológicas nas montanhas ", disse ele.

"Ela ainda está ativa por um fluxo que continua se formando na caverna e isso não é muito comum em Israel. É muito mais comum em outros países que são mais úmidas, como Europa e Estados Unidos e países tropicais ", disse Frumkin.

Frumkin disse que a caverna foi em alguns pontos algumas dezenas de metros de altura e especulou que a água se originou a partir da superfície e foi provavelmente a água da chuva e, possivelmente, vazamento de canos e até esgoto. Ao contrário de uma caverna descoberta há poucos anos no centro de Israel que continha crustáceos até então desconhecido, a caverna de Jerusalém foi encontrado para hospedar alguns micróbios, mas não outras formas importantes de vida nesta caverna.

"O estudo da caverna pode nos ajudar a entender o mecanismo preciso pelo qual a água flui através do aqüífero na região de Jerusalém", acrescentou.

Ele disse que os esforços estavam em andamento para selar a entrada da caverna para que o canal de água poderia ser preservada, sem comprometer o projecto ferroviário.

"A estação de trem será construída, mas acredito que também podemos preservar a caverna através da construção de algumas porta de entrada para selar a caverna e para permitir a entrada a quem precisa chegar a ela por um motivo ou outro. Assim, a caverna não serão perdidas ", disse ele.

Esta história foi impresso pela primeira vez no The Line de mídia , a fonte de notícias do Oriente Médio.


Fonte: Jornal Ha'Aretz                                                                                      Foto: A. Frunkin
Matéria publicada em 01.06.11

Exibições: 1992

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jacqueline A Martins em 31 dezembro 2011 às 22:11

Bem interessante, o Eterno faz tudo tão perfeito, que ao homem é dado a oportunidade de descobrir e conservar.
Shalom! 

Comentário de roberto carvalho em 26 dezembro 2011 às 21:29

AGUA É A COISA MAIS PRECIOSA E COM CERTEZA ESTA AGUA FOI DESCOBERTA EM BOA HORA E NO MOMENTO CERTO SERA USADA COM INTELIGENCIA, EFICIÊNCIA E PRINCIPALMENTE COM DISCIPLINA, HAJA VISTA, QUE É UM BEM EM EXTINÇÃO.

SHALOM

Comentário de Cecilia Nisemblat em 21 dezembro 2011 às 8:47

Artigo interessantíssimo. Pena uma tradução tão deficiente.

Comentário de Alessandro Martins de Paula em 5 dezembro 2011 às 0:14

Shalom. Bem não sabemos bem ao certo, mas parece segundo especulação, que este rio subterrâneo sai dabaixo do Beit Hamikdash e se dirige ao Mar Morto, em tem uma correlação com os Bolaines de água doce que estão aparecendo por lá. Qualquer novidade nos informe, um abraço!

Comentário de JEFFERSON PINHEIRO ESCOBAR em 29 novembro 2011 às 20:15

Esta é a terra que emana leite, mel e tudo de bom!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço