JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Gefilte fish deixou de ser necessário no Shabat

O rabino Ovadia Yosef, líder espiritual reverenciado do influente partido sefardita ultra-ortodoxo Shas, se prepara para lançar o seu 51º livro - "Vision Ovadia", que trata de várias questões sobre o que a lei judaica permite ou proíbe no Shabat.

Uma dessas questões poderia revolucionar uma antiga tradição Ashkenazi: o gefilte fish do shabat. Mas será que os religiosos ashkenazi tomarão conhecimento?

O rabino explica em seu livro que uma das razões por trás da ‘invenção’ do gefilte fish foi a aplicação da lei pela qual um dos 39 trabalhos proibidos no Shabat é relacionado à separação de dois ou mais itens alimentares que estão misturados ou juntos. A preparação do gefilte fish envolve a carpa que é picada incluindo suas espinhas. ‘A carpa era abundante e barata, mas tinha muitas espinhas. Árbitros ashkenazi então consideraram que os bolinhos de gefilte fish seriam uma solução simples para a lei que proíbe a remoção de ossos ou espinhas, esclareceu o jornal Yom LeYom publicado pelo Shas.

Rabino Ovadia Yosef

No livro o rabino permite a remoção das pequenas espinhas da carpa no Shabat, explicando que não isso não seria uma violação da lei. Portanto, significaria que o Shabat poderia ser despojado da sua dose semanal de peixe gefilte, sendo substituído por peixes inteiros.

Outra questão coberta no livro de Yossef aborda a questão de saber se é permitido usar lenços umedecidos no Shabat. A principal preocupação entre os judeus observantes é que eles poderiam espremer em demasia os lenços e desta forma extraindo a umidade deles. Torcer é proibido no Shabat. "No Shabat, o uso de lenços umedecidos para a finalidade de limpeza e para troca de fraldas de crianças é permitido, mas é preciso ter cuidado ao fazê-lo. A limpeza deve ser feita com pressão limitada, não com força, de modo a evitar torcer".

A favor deste livro de Yosef a ser publicado, o rabino Moshe Shafir que é o editor do suplemento Oneg Shabat do Yom LeYom disse: "Algumas pessoas poderiam considerar essas coisas como menores ou mesmo como desnecessárias, mas são precisamente estas questões que ilustram exatamente como é o rabino Ovadia Yosef e como ele considera a lei judaica Ele pode tratar da situação dos judeus etíopes judeus ou então encorajar a doação de órgãos após a determinação da morte cerebral -. e logo depois abordar o tema da utilização de lenços umedecidos com o mesmo nível de seriedade e consideração", Shafir acrescentou: "Ele é um grande árbitro, que demonstra coragem ao abordar questões relativas à lei judaica, e aquele que, na prática considera uma mitzvah simples como uma grande".

Exibições: 282

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço