JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Marcelo Luz
  • Masculino
  • Parana
  • Brasil
Compartilhar

Amigos de Marcelo Luz

  • jones custódio
  • Mariana Cabo
  • Shirley Alvarenga Xavier
  • Ricardo Yaacov Ferreira
  • Jonas de Matos Nascimento
  • André Ben Avraham Nalin
  • rosbertoni_1911
  • Elian ben Wydila Brira Avraham
  • Javier Fonseca
  • Geovane Bier de Melo
  • Shmuel de Mattos
  • Marcelo Cesar Dias
  • Patricia Smaniotto
  • Juliana Rapoport Furtado
  • Marcelo Barzilai

Presentes recebidos (1)

De 1l73z557f0r0v
 

Página de Marcelo Luz

Somente agora a Suíça reconhece os que salvaram judeus durante o Holocausto

A Suíça concluiu o processo de reabilitação de 137 pessoas que durante a Segunda Guerra foram punidas por terem ajudado judeus a escapar da perseguição nazista, porém apenas um sobreviveu para poder ver o seu nome limpo.

"Atualmente todas essas pessoas já morreram", Alexandre Schneebeli, o secretário da comissão do parlamento suíço de reabilitação comentou para a AFP. Somente uma pessoa, Aimee Stitelman viveu o tempo suficiente para ver seu nome oficialmente limpo. Em 1945, um tribunal militar suíço ordenou a sua prisão por 15 dias por ter ajudado 15 crianças judias que fugiam dos nazistas, alguns deles órfãos, para entrarem na Suíça.  A comissão de reabilitação cancelou a condenação em março de 2004, quando ela tinha 79 anos. Ela morreu um ano depois.

O comitê foi criado em 2004 para analisar injustiças cometidas contra pessoas na Suíça, pois os tribunais suíços haviam punido aqueles que ajudaram os judeus que fugiam da perseguição nazista sob a alegação que suas ações violavam a neutralidade suíça. De acordo com historiadores, centenas de pessoas perderam seus empregos, foram multados e, em alguns casos, até mesmo presos por terem protegido judeus que se escondia dos nazistas.

Por exemplo, um vendedor-viajante de 25 anos de idade foi condenado à prisão de dois meses e meio por um tribunal por ter ajudado um judeu vienense a entrar no país. O judeu que foi ajudado também foi preso por dois meses - e imediatamente depois foi entregue para o outro lado da fronteira.

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Às 0:24 em 12 junho 2012, Noel Carlos de Souza disse...

SHALOM,

SAIU O NOVO LIVRO DE TEOLOGIA JUDAICA, COMO O NOME "JUDAISMO OU CRISTIANISMO. POR QUE SÃO RELIGIÕES DIFERENTES", LANÇADO POR LÁRIO ILÁRIOS, POSTADO EMwww.clubedeautores.com.br 

ÓTIMO PARA APROFUNDAR A CULTURA JUDAICA, TRADIÇÃO, A QUESTÃO DO MESSIAS E A SIMBOLOGIA DO JUDAISMO.  ENTRE NO SITE E LEIA A SINOPSE, ESTOU AVISANDO SOMENTE O PESSOAL DO NOSSO BLOG.   BOA LEITURA

Às 6:38 em 10 fevereiro 2012, Adriana Cristina disse...

Shabat shalom seja bem vindo,quando precisar estarei a disposiçao.Um abração.

Às 14:11 em 8 janeiro 2012, Patricia Smaniotto disse...

É um prazer t~e-lo como amigo aqui, Marcelo! Um grande beijo!

Às 19:21 em 2 janeiro 2012, Alessandro Martins de Paula disse...

Shalom amigão. É uma alegria ter a sua amizade e estima. O Judaismo Humanista cumpre aqui um dos seus objetivos, que é o de aproximar pessoas e fazer novas amizades!

Às 3:24 em 30 dezembro 2011, Jayme Fucs Bar disse...

Shalom Marcelo, Seja Bem Vindo!

Blog de Marcelo Luz

Gefilte fish deixou de ser necessário no Shabat

Postado em 6 janeiro 2012 às 20:58 0 Comentários

O rabino Ovadia Yosef, líder espiritual reverenciado do influente partido sefardita ultra-ortodoxo Shas, se prepara para lançar o seu 51º livro - "Vision Ovadia", que trata de várias questões sobre o que a lei judaica permite ou proíbe no Shabat.

Uma dessas questões poderia revolucionar uma antiga tradição Ashkenazi: o gefilte fish do shabat. Mas será que os religiosos ashkenazi tomarão conhecimento?…

Continuar

Israel adverte: O próximo sequestro de soldado ou cidadão israelense provocará a guerra

Postado em 6 janeiro 2012 às 20:56 1 Comentar

Um comitê de oito ministros seniores decidiu formular uma nova política, e por unanimidade concordaram em dar duras respostas em caso de futuro seqüestro de soldado ou civil israelense por terroristas. O grupo, que incluiu o primeiro-ministro e o ministro da Defesa, por unanimidade concordou com esta política. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou durante a discussão a portas fechadas que "a realidade está nos forçando a mudar as regras do…

Continuar

População de Israel é de 7,8 milhões no início de 2012.

Postado em 30 dezembro 2011 às 21:15 0 Comentários

O relatório de fim de ano do Bureau Central de Estatísticas de Israel mostra que 166.800 bebês nasceram em Israel ao longo de 2011, e que 17.500 novos imigrantes chegam ao país. A população atual de Israel é de 7.836.000. Segundo o relatório ICBS, os judeus compreendem 75,3% da população do país, com 5.901.000 pessoas, os cidadãos árabes compõem…

Continuar
 
 
 

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço