O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
A Suíça concluiu o processo de reabilitação de 137 pessoas que durante a Segunda Guerra foram punidas por terem ajudado judeus a escapar da perseguição nazista, porém apenas um sobreviveu para poder ver o seu nome limpo.
"Atualmente todas essas pessoas já morreram", Alexandre Schneebeli, o secretário da comissão do parlamento suíço de reabilitação comentou para a AFP. Somente uma pessoa, Aimee Stitelman viveu o tempo suficiente para ver seu nome oficialmente limpo. Em 1945, um tribunal militar suíço ordenou a sua prisão por 15 dias por ter ajudado 15 crianças judias que fugiam dos nazistas, alguns deles órfãos, para entrarem na Suíça. A comissão de reabilitação cancelou a condenação em março de 2004, quando ela tinha 79 anos. Ela morreu um ano depois.
O comitê foi criado em 2004 para analisar injustiças cometidas contra pessoas na Suíça, pois os tribunais suíços haviam punido aqueles que ajudaram os judeus que fugiam da perseguição nazista sob a alegação que suas ações violavam a neutralidade suíça. De acordo com historiadores, centenas de pessoas perderam seus empregos, foram multados e, em alguns casos, até mesmo presos por terem protegido judeus que se escondia dos nazistas.
Por exemplo, um vendedor-viajante de 25 anos de idade foi condenado à prisão de dois meses e meio por um tribunal por ter ajudado um judeu vienense a entrar no país. O judeu que foi ajudado também foi preso por dois meses - e imediatamente depois foi entregue para o outro lado da fronteira.
Postado em 6 janeiro 2012 às 20:58 0 Comentários 0 Curtiram isto
O rabino Ovadia Yosef, líder espiritual reverenciado do influente partido sefardita ultra-ortodoxo Shas, se prepara para lançar o seu 51º livro - "Vision Ovadia", que trata de várias questões sobre o que a lei judaica permite ou proíbe no Shabat.
Uma dessas questões poderia revolucionar uma antiga tradição Ashkenazi: o gefilte fish do shabat. Mas será que os religiosos ashkenazi tomarão conhecimento?…
ContinuarPostado em 6 janeiro 2012 às 20:56 1 Comentar 0 Curtiram isto
Um comitê de oito ministros seniores decidiu formular uma nova política, e por unanimidade concordaram em dar duras respostas em caso de futuro seqüestro de soldado ou civil israelense por terroristas. O grupo, que incluiu o primeiro-ministro e o ministro da Defesa, por unanimidade concordou com esta política. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou durante a discussão a portas fechadas que "a realidade está nos forçando a mudar as regras do…
ContinuarPostado em 30 dezembro 2011 às 21:15 0 Comentários 0 Curtiram isto
O relatório de fim de ano do Bureau Central de Estatísticas de Israel mostra que 166.800 bebês nasceram em Israel ao longo de 2011, e que 17.500 novos imigrantes chegam ao país. A população atual de Israel é de 7.836.000. Segundo o relatório ICBS, os judeus compreendem 75,3% da população do país, com 5.901.000 pessoas, os cidadãos árabes compõem…
Continuar© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Caixa de Recados (4 comentários)
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA
SHALOM,
SAIU O NOVO LIVRO DE TEOLOGIA JUDAICA, COMO O NOME "JUDAISMO OU CRISTIANISMO. POR QUE SÃO RELIGIÕES DIFERENTES", LANÇADO POR LÁRIO ILÁRIOS, POSTADO EMwww.clubedeautores.com.br
ÓTIMO PARA APROFUNDAR A CULTURA JUDAICA, TRADIÇÃO, A QUESTÃO DO MESSIAS E A SIMBOLOGIA DO JUDAISMO. ENTRE NO SITE E LEIA A SINOPSE, ESTOU AVISANDO SOMENTE O PESSOAL DO NOSSO BLOG. BOA LEITURA
Shabat shalom seja bem vindo,quando precisar estarei a disposiçao.Um abração.
Shalom amigão. É uma alegria ter a sua amizade e estima. O Judaismo Humanista cumpre aqui um dos seus objetivos, que é o de aproximar pessoas e fazer novas amizades!
Shalom Marcelo, Seja Bem Vindo!