JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Israel busca três adolescentes desaparecidos na Cisjordânia - Terra Noticias

Um dos jovens é americano e a embaixada dos Estados Unidos já foi informada sobre o ocorrido

Três jovens israelenses que estavam perto do bloco de assentamentos de Gush Etzion, na Cisjordânia, estão desaparecidos desde quinta-feira, informou o Exército israelense em um comunicado divulgado nesta sexta.

"Não damos detalhes que possam dificultar a investigação", disse um porta-voz militar, acrescentando que uma operação de busca de "grande amplitude" foi iniciada para encontrar os três jovens.

De acordo com a imprensa israelense, um grupo palestino pode ter sequestrado os três estudantes de uma escola talmúdica (yeshivá). Um dos jovens é americano e, de acordo com a rádio pública, a embaixada dos Estados Unidos já foi informada sobre o ocorrido.

Os jovens desapareceram na quinta à noite, quando tentavam pedir carona perto de Gush Etzion, um bloco de colônias situado entre as cidades palestinas de Belém e de Hebron (sul da Cisjordânia). De lá, seguiriam para Jerusalém.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reuniu-se com as famílias dos desaparecidos e garantiu que Israel "fará todo o possível" para encontrá-los. Em nota, o premiê considerou a Autoridade Palestina (AP) responsável pelo destino dos três adolescentes.

"Israel responsabiliza a Autoridade Palestina pelo bem-estar dos três jovens israelenses desaparecidos", acrescentou Netanyahu, que conversou com o secretário de Estado americano, John Kerry, sobre o assunto.

O premiê também convocou uma reunião de consultas em Tel Aviv com o ministro da Defesa, Moshe Yaalon, seu chefe de gabinete, Benny Gantz, e os chefes do Shin Bet, o serviço de segurança interna, ainda de acordo com o comunicado.

publicidade

"O que está acontecendo no terreno desde que o Hamas se uniu ao governo palestino é destrutivo. É o resultado da entrada no governo de uma organização terrorista", criticou o primeiro-ministro.

O porta-voz dos serviços de segurança da Autoridade Palestina, general Andan al-Damiri, classificou de "loucura" as acusações de Netanyahu, ressaltando que o governo palestino não tem "qualquer poder" na região de Gush Etzion. Essa região fica na Zona C sob controle total - civil e militar - de Israel.

"Até em caso de terremoto, Netanyahu acusaria a Autoridade Palestina", declarou Al-Damari à AFP.

Uma outra autoridade palestina afirmou que os serviços de segurança da AP estão cooperando com as agências israelenses para "reunir informações" sobre o desaparecimento dos três israelenses.

Segundo essa fonte, Netanyahu também teria telefonado para o presidente da AP, Mahmud Abbas.

http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/israel-busca-tres-...

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço