JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Não amaldiçoe a escuridão, mas acenda uma vela

Há apenas algumas gerações, Chanucá foi uma festa marginal no judaísmo. Hoje, está se tornando cada vez mais uma das festividades judaicas mais vistas, quase a par com Pesach e mesmo com as "grandes festas" de Rosh Hashanah e Yom Kippur.

 

Por um tempo, o fenômeno dessa transformação foi atribuído a " inveja do Natal". Alguém pensou que a aplicação de categorias freudianas explicaria como uma festa que, se os rabinos do Talmude pudessem ter conseguido, teria suprimido.

 

Na verdade, aos olhos dos sábios que escreveram o Talmude, apenas os descendentes de Davi tinham direito ao título de rei. Os Macabeus - o apelido dado aos descendentes de Hasmon (daí a família Hasmoneana) - eram usurpadores que haviam abusado da vitória sobre os selêucidas. E, embora os Hasmoneus fossem sacerdotes, os rabinos estavam contra o cargo de Sumo Sacerdote caindo nas mãos daqueles que também exerciam o poder político (sem mencionar que suas mãos estavam manchadas com sangue gentio e judeu). Os rabinos estavam certos, ao longo do tempo, a instabilidade e a corrupção do reino Hasmoneano entraram em colapso em uma guerra civil.

 

Hoje, curiosamente, alguns dos que afirmam ser os descendentes desses antigos rabinos fazem uma virtude do comportamento hasmoneano. Em uma atitude que define o sectarismo, alguns judeus argumentam que aqueles que compartilham a mesma história, mas não observam seu estilo de vida, são "Helenistas", o tipo de judeus contra os quais os Macabeus lutaram. Chanucá, na agenda de algumas seitas judaicas, serve de motivador de intolerância.

 

No entanto, nenhuma dessas razões supostamente causais explica o fenômeno de por que Chanucá está se tornando rapidamente em uma festa amada e observado para praticantes de culto, judeus seculares e até mesmo para aqueles que têm uma conexão vaga com o judaísmo

 

Em nossa sociedade, fragmentada e quase desprovida de valores, o judaísmo oferece outra oportunidade para estreitar as fileiras e manifestar a importância da família, da comunidade e dos valores mais apreciados pelos judeus hoje.

 

"O que comemora Chanucá ", escreveu o falecido Professor de Religião Comparada T. H. Gaster, "é o direito inalienável dos seres humanos ao seu próprio caráter e identidade". Por essa razão, Chanukah é uma ocasião de importância contemporânea. "

 

Sharon Kleinbaum, rabino da Congregação Beit Simchat Tora em Nova York, nos diz em um estilo vívido: "Apesar de ser um episódio militar, estamos comemorando o milagre do azeite, em vez disso. Este é um grande evento militar, mas o que lembramos com o ritual de iluminar as velas é que alguém teve o chutzpah, a fé, a esperança de tomar um pequeno jarrinho de azeite e imagine que isso duraria. Acho que isso é muito profundo para nós hoje.

Podemos imaginar todos ao seu redor dizendo: "Nudnik, por que você está acendendo essa pequena vela, você não percebe que não é suficiente, desista, nem tente, qual é o objetivo?" Isso fala a todos nós hoje que que sentimos esse desespero sobre as condições do mundo, e a nossa capacidade de nossas vidas ter um impacto nas condições do mundo" A Chanukia, ou Menorá, nos diz: "Comece com tudo o que você tem, use-o bem e confie em que haverá um futuro além deste dia".

 

"Pessimistas e assimilacionistas", disse o ex-presidente do Conselho do Memorial do Holocausto dos EUA, o rabino Irving Greenberg, "mais de uma vez informaram os judeus que não têm mais óleo para queimar.  Enquanto Chanucá for estudado e lembrado, os judeus não se renderão à noite. A resposta adequada, como ensina Chanucá, não é para amaldiçoar a escuridão, mas para acender uma vela. "

 

 

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço