Delegação de assistência médica para os moradores locais em Kathmandu na semana seguinte ao terremoto que atingiu o Nepal durante o fim de semana. Foto: IDF / Tazpit Brasil

Delegação de assistência médica para os moradores locais em Kathmandu na semana seguinte ao terremoto que atingiu o Nepal durante o fim de semana. Foto: IDF / Tazpit Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Nepal, Mahendra Bahadur Pandey, agradeceu ao ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Liberman nesta terça-feira, 28/4, pela ajuda humanitária que Israel enviou na sequência do devastador terremoto no país. Pandey observou que o povo nepalês apreciou profundamente a ajuda enviada de Israel. Liberman falou com Pandey pela manhã e agradeceu às autoridades nepalesas por sua assistência no envio de helicópteros para evacuar israelenses isolados nas mais remotas áreas do Nepal. Nepal concordou com o pedido de Israel de usar helicópteros fretados na Índia e na China para resgatar esses israelenses isolados.

O grande terremoto que atingiu o Nepal no sábado, 25/4, matou pelo menos 4.000 pessoas e deixou cerca de 8.000 feridos. Segundo as Nações Unidas, oito milhões de pessoas foram afetadas, mais de um quarto da população do sul da Ásia. O terremoto de magnitude 7,8 graus causou devastação em todo o país, deixando inúmeros moradores sem energia elétrica, água e comida. Israel enviou o seu primeiro avião de resgate do Comando das Força de Defesa Israelense no domingo, 26 de Abril, e, mais tarde, foram enviados mais três aviões da força aérea cheios de suprimentos de emergência. Uma delegação de médicos e paramédicos israelenses voaram em um avião Magen David Adom, também no domingo. Os aviões também trouxeram de volta grupos de israelenses para casa.

Na segunda-feira, 27/5, dois aviões da El Al voaram levando mais de 200 médicos, engenheiros de saneamento, técnicos de máquinas, bem como equipamentos médicos, incluindo tanques de oxigênio, ventiladores médicos, máquinas de raios-X, medicamentos e equipamentos de engenharia. Nas duas semanas seguintes, equipes de busca e resgate da Força de Defesa Israelense (FDI) estarão perto da capital, Kathmandu, a fim de encontrar sobreviventes nos escombros dos edifícios derrubados. As equipes israelenses também irão criar um hospital de campanha para a população local para prestar serviços médicos necessários. O hospital de campanha terá 80 leitos, duas salas de cirurgia, quatro salas de tratamento intensivo e especialistas em cuidados neonatal e adulto, com dezenas de médicos da FDI do exército regular e da reserva.

Após o terremoto mais mortal do país em 81 anos, o governo do Nepal pediu ajuda externa. “Pedimos aos países estrangeiros para nos enviar materiais especiais e equipes médicas. Estamos realmente desesperados por mais peritos estrangeiros para resolver essa crise”, disse a secretária-chefe Leela Mani Paudel. Além de Israel, outros países que têm prestado auxílio ao Nepal incluem a Índia, China, Japão, Butão, Paquistão, Malásia, Sri Lanka, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros. Outros órgãos israelenses de resposta a catástrofes que estão auxiliando no Nepal incluem ZAKA e IsraAID. Israel também está fazendo planos para a assistência a longo prazo para o Nepal. O chefe da Agência de Israel para a Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (MASHAV), Embaixador Gil Haskel realizou uma reunião na segunda-feira, 26/5, para discutir a segunda etapa da ajuda israelense ao Nepal com foco na assistência a longo prazo para o país.

Fonte: Tazpit Brasil / Texto: Anav Silverman / Tradução: Alessandra Franco