JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Projeto Humano avança dolorosamente, mas tudo bem

A morte torna impossível ignorar nossa vulnerabilidade e impotência. Tentamos desviar seu efeito emocional pensando digitalmente: 1 ... 10 ... milhares ... centenas de milhares ... quanto maior o número, menos dor.

 

A contextualização é outra maneira de tentar mitigar o impacto da morte. O ritmo biológico, a idade, as circunstâncias ... Apesar disso, quem perdeu um ser querido sabe que nada atenua o vazio em nossas vidas que nos nega abraçar, conversar com nossos seres queridos.

 

O equivalente à devastação emocional causada pela morte é aquele causada pelo medo de morrer. O que nos aflige é a nossa incapacidade de controlar a morte.

 

Desde o início, a humanidade se voltou para a religião para encontrar algum tipo de alívio do terror e da angústia causados ​​pela morte. Ele encontrou na alegação de que a religião sabia que a causa da morte estava em o pecado. Teoricamente, agora a morte poderia, se não fosse evitada, pelo menos controlada. Mesmo quando essa explicação falhou, a religião manteve seu apelo alegando que a morte não é definitiva.

 

Se aceitássemos, pura e simplesmente, que devemos morrer, isso realmente não importaria quando e a causa da morte. Mas, o projeto humano sempre foi erradicar a morte, principalmente a morte inesperada. Geração após geração, nos aproximamos desse objetivo, identificando nossos inimigos com mais precisão e neutralizando-os.

 

Além dos exércitos das grandes nações, os assassinos do século passado foram as bactérias, varíola: 3 milhões, malária, 1 milhão. Então, a melhoria das regras de higiene e profilaxia, completada pela descoberta de antibióticos, adicionou 30 anos à expectativa de vida humana. Se em 1900 a expectativa média de vida das pessoas em muitos países do mundo era de 47 anos em 2002, a expectativa já era de 77 anos.

 

É verdade que nossas feridas autoinfligidas (dependência, degradação ambiental, pobreza, guerra e erro humano, doenças degenerativas, câncer) mantêm a erradicação da morte ainda um sonho distante. Hoje, no entanto, estamos bem posicionados para garantir que os vírus não continuem a nos matar.

 

Grupos incríveis de talento humano e recursos tecnológicos em todo o mundo estão focados na erradicação desse flagelo. Pelo menos 254 terapias e 95 vacinas estão sendo preparadas para tratar o Covid 19, e a descoberta e a fabricação de vacinas e medicamentos panvirais capazes de lidar com o que pode vir é totalmente viável e a um custo de não mais de US $ 1 por ser humano na terra.

 

Se ainda houver algum obstáculo importante, é a resolução humana, não sua capacidade. Determinação é um produto esquivo, que mantém a porta entreaberta para infeções virais como SARS, Ebola e, certamente, AIDS.

 

O Covid-19 tem todo o potencial para se tornar um divisor de águas na prevenção de infeções virais, porque desta vez as lições das epidemias anteriores parecem ter finalmente penetrado na psique humana. As epidemias, afinal, revelam os valores de cada sociedade.

 

Apesar dos esforços de alguns governantes, que tentaram manipular a pandemia para obter ganhos políticos, ficou claro que a experiência e as instituições são importantes e que existe uma comunidade global.

 

A religião também está começando a entender que a onipotência de Deus não se refere tanto ao poder de controlar, mas ao poder de habilitar. Os seres humanos têm a capacidade e, com ela, a responsabilidade de tornar o mundo em que vivemos um ambiente menos perturbador e ameaçador.

 

Se essas lições se enraizarão e mudarão o modo como pensamos e como administramos o mundo em que vivemos, depende de cada um de nós. Agora entendemos que, no mínimo, temos o poder e a obrigação de desempenhar um papel no gerenciamento de pelo menos, como e quando morremos.

 

 Governos e cientistas têm o apoio dos cidadãos para agir de acordo com o conhecimento e as experiências que eles possuem. No entanto, cabe aos habitantes do mundo impedir que jogos de culpa, ciúme e doutrinas teológicas mal concebidas pôr em risco a coisa mais preciosa que temos: a vida.

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço