Quem quiser fazer busca por sobrenomes sefaradi entre no Site: http://www.sephardim.com/
O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Comentar
Sim sr. Konrad, sabemos de muitos irmãos mortos em Auschwitz provenientes de Lesniow, que inclusive é uma cidadezinha rica em simbolismos cristãos!
Shavua Tov!
Obrigado pelos parabens, chavér Mario!
Tenho que corrigir meu comentario: No site http://en.wiktionary.org/wiki/Appendix:Jewish_surnames os nomes Mandel, Mendl e Mann figuram como derivados de Menahem, em vez de Imanuel.
Neste site interessante, mais um exemplo interessante de raiz judaica escondida em nome alemão é Hornstein, Gorenstein. Quem suspeitar que nesses sobrenomes se escondeu um Aaron?
Para quem gosta de ler textos ingleses, http://www.cryptojews.com/personal_stories.html oferece historias muito comoventes de anussim norteamericanos.
Infelizmente, não achei o artigo na revista cienciahoje. Porém, o nome do rabino Jacques Cukierkorn me lembrou do rabino Celso Cukierkorn, que nasceu e cresceu em São Paulo e hoje mora em Miami, ajudando a muitos anussim na volta ao Judaismo.
Sim, a genética é nova aliada na historia criptojudaica. O laboratorio www.familytreedna.com de Bennett Greenspan em Texas me ajudou muito, confirmando a minha origem patrilinear: Respeito ao gene Y, tenho pouco de ver com alemãos, mas muito com Armenianos, Curdos, Palestinianos, Yemenitas, Sefardim e Arabes. Com orgulho, SHALOM!
Parabéns por tua postagem meu chavér! Esse tema está bombando no Brasil, quer desejem ou não! Na minha pós eu trabalhei com o mesma temática retratando o Brasil colonial entre os séculos xvi e xviii e bebi de diversas fontes q tem retratado uma questão que sempre ficou guardada em sete chaves pelos setores da Igreja romana que porém, hoje pode ser melhor dissecado, pois agora a história criptojudaica tem como nova aliada a genética. E com base nisso a origem patrilinear do brasileiro de origem portuguesa tem sido parte de um trabalho do Setor de Genética da UFMG. Parte desse trabalho está disponibilizado na REVISTA CIÊNCIA HOJE de maio de 2000. Mas, também temos a tese de rabinato do rabino Jacques Cukierkorn que estudou os traços de judaidade nos habitantes da cidade de Venha-Ver no interior do Rio grande do Norte.SHALOM!
Muito interessante mesmo,
porém:
"Kershenblatt" não significa "papel de igreja" (noossa!), mas folha de cereja (que bonito!)
"Kramer" não é pessoa "que tenta passar como não judeu", mas que tem uma pequena loja ("Kremerladen") numa aldeia. No meu ver, o nome alemão dessa profissão "Krämer/Kramer/Kremer" vem do frances "crème", sendo o "crèmier" aquele que ganhou a vida produzindo e vendendo creme, manteiga e outras coisas na sua loja.
Aliás, os nomes ashquenazi muitas vezes contem um significado religioso ou biblico escondido:
baruch Berg, Bahr, Baer (urso)
Me-ir Meier
Chaim Heim, Hain, Heine
Cohen (sacerdote) Kahn und Kohn
Levi Löw, Leibowitz, Löwenstein, Leão, Lewinski, Lieberman
Moise Meisel, Maus (ratinho)
Nahum Nachmann
Imanuel Mandel, Mendel, Mendelejeff
Salomon Seligmann
Hillel Heilman
Meu proprio nome Riggenmann se escrevou em documentos oficiais dos seculos 17 e 18 em muitas variações como Rikhman, Rykman, Rickeman, Rueckman.
O "-ow-" de "Lesniow" no meu ver significa "campo" (de/do Lezni) como o alemão "-au-" em Krakau, Stockerau (perto de Viena), Gruenau (campo verde), Blumenau ("campo das flores"). Mas o nome Lesniowski certamente refere-se ao lugar de moradia, o grupo "-ski" quase sempre indicando proveniencia geografica, como muitas vezes o alemão "-er" em Berliner (de Berlim), Krakauer (Cracowski), Ostrauer (Ostrovski) ...
Muito interessante!
Os sobrenomes eslavos, são tidos como os mais complicados de se verificar, pois se encontra uma série de dificuldades ligadas ao idioma, grafia etc.
Lesniowski que vem de minha ancestral Ana por exemplo se refere a Lesniow Polônia ,foi achado em , diversos documentos com muitas variações de escrita como por exemplo Lesnoski, (Lechinhoski ,comum no Brasil,é a forma escrita da pronuncia de Lesnioski em polach) Lesnioski,Lesniewski(achado em sinagogas alemas) São muitos os sobrenomes adotados por judeus na Polônia,Alemanha.
© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar.
Ativado por
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA