JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A história das dez pragas que assolaram o Egito tem estimulada a imaginação de escritores e leitores ao longo do tempo. Não menos entre eles os autores bíblicos e editores do livro do Êxodo que dedicaram um total de sete capítulos a esta saga. O episódio dramático mais longo do TaNaKh.

 

No entanto, "quanto mais você prestar atenção", diz David Gunn, um estudioso da Bíblia que  ensinou na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e no Seminário Teológico de Columbia em Decatur, Geórgia ", a imagem aparece sem adornos. As sinais e maravilhas escondem destruição e sofrimento, merecido e desmerecido - um excesso de devastação, que poderíamos ser tentados a questionar. "

 

O ato libertador é apresentado como violento. Todo Egito sofreu. Forçadamente as pragas que se espalham por toda a terra do Egito também afetaram a os israelitas que ali viviam.

 

Devido a que importância das pragas é teológica, a pergunta natural que surge é: o que diz isso sobre o Deus de Israel?

 

O falecido  professor da Universidade de Yale, Brevard S. Childs nos dirigiu a encontrar uma resposta olhando os outros livros da coleção, que juntos são chamados o TaNaKh, as Escrituras Hebraicas.

 

O livro de Deuteronómio (capítulo 6 versículo 22), por exemplo, diz o professor Childs "não se preocupo em mencionar qualquer uma das dez pragas que estão narrados com tantos detalhes e tal extensão no Livro do Êxodo contentando-se com uma referência de passagem para "sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito." Os profetas passaram completamente por alto esta tradição.

 

Em suma, a imagem que emana do próprio TaNaKh é uma "redução de volume", onde a tradição da praga foi relegada a um papel secundário, abruptamente retrabalhada ou diretamente ignorada.

 

Esta forma de necessária crítica teológica dentro do própria TaNaKh foi desenvolvida para não contradizer os verdadeiros valores de Israel.

 

A Bíblia, independentemente da sua fonte de inspiração, foi escrita, editada, copiada e traduzida por pessoas. Entendendo que o propósito das pragas não era o dano físico dos egípcios, mas sim uma profanação simbólica de seus muitos deuses (diante do qual os escravos hebreus não poderia ter permanecido completamente imunes) – o sangue profana o Nilo, que era adorado como um deus , lagostas profanam o deus do milho- fiz que posteriores gerações de escritores bíblicos  suavizaram a imaginação interpretativa daqueles que os precederam.

 

Prova desta tendência pode ser encontrada no Yalkut Shimoni, uma compilação do século 13 de antigos comentários rabínicos que afirma:

 

"Três referências a alegria são encontrados (no Pentateuco) a respeito do festival de Sucot. No entanto, nenhuma referência sobre Pessach (Páscoa).. Por que não? Porque nesta época do ano foi uma hora de morte para muitos egípcios. (Quando Israel saiu da escravidão egípcia, muitos egípcios morreram durante as pragas) Então essa é a nossa prática:. Todos os sete dias de Sucot recitamos a oração do Hallel (louvor alegre do Senhor), mas na Páscoa nós recitamos a oração do Hallel em sua totalidade só no primeiro dia. por quê? por causa dos versos, 'não se alegram na queda de seu inimigo, nem o teu coração ficar feliz quando ele tropeça "(Prov. 24:17)."

Exibições: 210

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço