JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

PARASHÁ REÊ ( Observe ) – Por Marcelo Barzilai.

PARASHÁ REÊ ( Observe ) – Por Marcelo Barzilai.  14/08/2015

 

Três importantes indagações ( Idolatria, Identidade Própria e Falsos Profetas )

 

          Como reprovar a idolatria sem que dispensemos críticas às práticas religiosas alheias em um mundo que clama por igualdade e respeito, principalmente em relação à fé?

          Quando interpretamos a Torah literalmente subestimamos não só a capacidade criativa de D’us ao nos transmitir modelos de comportamento ideais, mas também nossa capacidade humana em receber intelectualmente essas dicas preciosas de como devemos nos relacionar com o outro.

          Hoje, qual seria o resultado prático em combater àquilo que considero idolatria religiosa, enquanto minhas atitudes concorrem para o consumo desenfreado, a falta de sensibilidade social e os pequenos atos de corrupção que me levam ao cúmulo da adoração do “eu”?

          Em determinado momento, nessa parashá  percebemos ser importante, enquanto povo, nos diferenciarmos dos outros povos, contrariando nossos princípios humanistas de que todos somos iguais.

          Se novamente apenas fizermos uma interpretação literal, sem ao menos nos preocuparmos com objetivos mais nobres do que simplesmente moldar nossa suposta santidade, não percebemos o quanto são importantes as diferenças. Não são as diferenças que nos dão noção de igualdade e construção de identidade própria, contribuindo para que nossas relações de troca e aprendizado ocorram?

           Parece simples, mas não sei como identificar se o que o outro diz é bom ou ruim para mim. A princípio me entusiasmo com o discurso, até perceber com o tempo que não deveria ter dado ouvidos, quando me disseram que eu deveria ser assim ou assado, que eu deveria fazer desse ou daquele jeito, pois não tive capacidade para decidir por mim mesmo.

          Questionando eu teria condições de construir minhas próprias opiniões e conceitos? Seria o preconceito fruto de minha ignorância?

 

                                                                                                                            Marcelo Barzilai

 

https://www.facebook.com/judaicahumanistadobrasill

https://www.facebook.com/pages/Juda%C3%ADsmo-Humanista/189682424382...

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço