JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Pergunta aberta de Marcelo Cesar Dias." É possível uma religião ser humanista? É possível um Judaísmo Humanista?

Caro Jayme Eu e o Sérgio Storch, estavámos discutindo questão alheia quando me surgiu está dúvida: é possível uma religião ser humanista? É possível um Judaísmo Humanista? Para mim uma religião possui um estrutura ritualista sob um controle sacerdotal e com isso a liberdade fica prejudicada e o humanismo impossível. Podes me ajudar sobre isso, por gentileza?

 

Caro Marcelo,

Se voce entende o Judaísmo somente como uma religião realmente essa relação Religião e Humanismo ficam bastante limitadas, apesar de alguns poucos rabinos de algumas correntes como o reformismo e os conservadores procurarem fazer um grande esforço para relacionar esse elo.

Porem na Minha opinião e de muitos do Judaísmo Humanista em Israel e no Mundo, é  que o Judaísmo nunca foi  somente uma religião!

 

 Judaísmo é  também cultura. filosofia.espiritualidade,nação,povo, tradição, concepção de vida etc..

 

O famoso rabino Modechay Kaplan que saiu da ortodoxia definiu esse tema de forma brilhante .
" judaísmo não é somente cultura, religião, nação, povo ou filosofia ele é algo muito mais amplo. Judaísmo é uma civilização" !

 

Realmente somos uma das poucas civilizações milenar que conseguimos sobreviver através do tempo como os chineses e os Hindus .


O conceito judaismo Humanista se enquadra muito bem dentro desse conceito que Judaismo é uma civilização e não somente uma religião. A religião é mais um componente dentro desse conceito e não a única e exclusiva definição do que é judaismo.

 

Judaismo Humanista vem dizer que o Homem é responsável pelos seus atos! E os problemas desse mundo como : as guerras, as fomes, as misérias, as destruições ecológicas etc.. não devemos  envolver Deus nestas questões!  devemos assumir responsabilidades humanas, responsabilidades com o "outro " ao diferente, A responsabilidade sobre o "outro" é também um Mandato de Deus que não cumprimos !

 

Na Tora esta escrito no ato da libertação do Povo judeu da escravidão do Egito,  Deus vai dizer a Moises " Herut al Tinai" (Liberdade sobre condições) e a pergunta que fazemos ate hoje porque Deus nos da a Liberdade, mais uma  liberdade condicionada. e a que?

 

Os Ortodoxos interpretam que tem que se cumprir as 61 3 Mitzvot para ser livre.

 

O Judaismo humanista interpreta essa idéia dentro da Visão do filosofo Emanuel Levinas que dizia que a Liberdade esta sob condições, porque somente seremos realmente livre quando o "outro" também seja livre a nossa liberdade esta sob condição da liberdade do outro"  

 

yeshayahu leibowitz Filosofo e religioso dizia "O Messias somente chegara quando toda a humanidade esteja em plana e absoluta liberdade. A liberdade é uma responsabilidade humana e não de Deus"

 

O Judaismo humanista se sente responsável, em cumprir a responsabilidade com o outro e como  judeu e ser Humano ser parte integral da armônia da criação de Deus.  Pois no Judaismo o mais sagrado do sagrados é a vida!  e isso devemos saber cumprir e respeitar.

 

O Famoso Hillel dizia se conseguíssemos cumprir Uma  unica mitzva que é a mais dificil de todas o "amar o proximo" era como se cumprisse todas as outras 612 Mitzvot.

 

Ele tem razão! A nossa maior dificuldade não é saber amar a Deus e sim Amar o próximo

 

Como esta escrito o judaismo se completa em 3 amores


Amar a Deus


Amar a Tora


Amar o Proximo.


Nos do Judaismo Humanista temos a função de tentar cumprir esse elo dos 3 amores ,que o judaismo religioso e os seres humanos tem a maior dificuldade que é AMAR O PROXIMO!


 


SHANA TOVA!


 


Jayme


Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Regina Stella Finocchio em 12 outubro 2011 às 0:37

B`H

 

Texto maravilhoso, coerente, preciso...em poucas palavras escreveu-se um livro.

Muito bom, obrigada por tanta clareza proporcionando assim facilidade de compreensào

 

Shalom

 

Shana Tova atrasado

 

Comentário de Marcelo Cesar Dias em 6 outubro 2011 às 0:50

Shalom!

 

Muito, muito obrigado! Este texto possui a essência do judaísmo humanista, penso eu.

 

Abração.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço