JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Pirkei Avot - Ética dos Pais : Fonte site Chazit Hanoar POA


Na Mishná, existe um tratado que fala sobre a parte comportamental, ética e moral dos seres humanos, chamado de Pirkei Avot e traduzido como Ética dos Pais. “Avot” significa "pais" ou "patriarcas". Neste caso, também pode ser traduzido como "anciãos" ou "sábios". Pirkei significa "capítulos", porém neste sentido significaria mais "ditos". Embora existam diversas opiniões sobre ética e moral, o Pirkei Avot foi baseado em ensinamentos passados nas principais escolas rabínicas de geração em geração, e, portanto, estes ensinamentos são valores eternos. Entre as regras de conduta estão normas que dizem respeito ao estudo dos textos. É preciso estudar com alegria, escutar, compreender e chegar ao fundo das coisas para aguçar a mente, formulando perguntas que promovam a busca de respostas adequadas. O estudo religioso e o respeito aos mestres são também importantes, assim como a humildade, a sensatez, a bondade e o amor ao próximo e a Deus. Além disso, existem regras para atividades do dia-a-dia: dormir pouco, cortar as conversas banais e moderar a dedicação aos negócios.

O conteúdo encontrado no Pirkei Avot geralmente é espiritual, mas pode ser praticado. A tradição judaica encoraja o estudo de um capítulo do Pirkei Avot em cada tarde de Shabat, nos meses de verão e primavera. O resultado é que judeus religiosos têm sido profundamente influenciados pelo tratado, por fazerem os estudos todos os anos. Por ter uma razão direta e ser baseado na experiência humana, O tratado do Pirkei Avot é o livro mais acessível dos livros da Mishná, sendo um guia muito útil a respeito de ética judaica.

Algumas das principais reflexões da Ética dos Pais:

HILLEL

- Não julgues o teu próximo até que te encontres na sua situação.

- Uma pessoa que é muito tímida para fazer perguntas nunca vai aprender, e um professor que é muito severo não pode ser professor.

- Se eu não fizer por mim, quem fará por mim? E se apenas fizer por mim, o que sou eu? E se não agora, quando?

- Hillel viu um crânio flutuando sobre um rio e disse: Porque afogaste a outros, eles te afogaram; e finalmente aqueles que te afogaram também serão afogados.

RABI IOSSÉ

- Que a fazenda do teu companheiro seja tão querida para ti como tua própria. Estuda a Lei Divina, pois o seu conhecimento não se adquire por herança. E que todos os teus atos sejam feitos nas melhores intenções.

BEN ZOMA

- A quem se deve chamar sábio? Àquele que aprender com todos os homens. A quem se deve considerar forte? Àquele que souber vencer as suas paixões. A quem se deve considerar rico? Quem se alegra com o que possui.

RABI SIMEÃO

- Há três coroas. A coroa da Lei Divina, a coroa dos sacerdócios e a coroa real, mas a coroa do bom nome excede a todas.

-Não procures acalmar o teu próximo no momento da sua cólera, não procures consolar enquanto estiver ante seus olhos o morto pelo qual chora , não lhe ofereças coisas de que ele se abstém, e não o procures ver na hora em que tiver sido humilhado.

RABAN GAMLIEL

- Sejam cuidadosos com aqueles que estão no poder, pois oferecem sua amizade à pessoa unicamente em benefício próprio; eles aparentam ser amigos quando lhes convêm, mas não se erguem ao lado de um homem em sua hora de aperto [necessidade].

Exibições: 379

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jayme Fucs Bar em 11 janeiro 2023 às 18:35

Pirkei Avot - Ética dos Pais

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço