JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Durante as próximas semanas, o currículo de estudo bíblico do povo judeu incidirá na figura de Abraão, o primeiro antepassado de Israel. Sua história, encontrada no livro bíblico de Gênesis ocupa cerca de catorze capítulos, ou cerca de vinte páginas.

"Mais do que qualquer outra figura patriarcal", - escreve a autora Amy Dockser Marcus- "Abraham continua sendo uma presença viva, uma parte familiar da vida quotidiana e na política do Oriente Médio. "

Estima-se que 54% da população mundial, cerca de 3,8 bilhões de pessoas, o reverenciam como o ancestral comum de todas as religiões de origem semita, principalmente o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, mas também as religiões com menos membros, incluindo Rastafarianismo Samaritanismo, Druzismo, Mandaeismo, Babismo e a Fé Baha'i.

Estaria com a razão, então, que, considerando os origens comuns, a figura de Abraão teria servir como fator de unificação religiosa. Este não é o caso.

Conforme destaca Jon D. Levenson, professor de Bíblia na Universidade de Harvard: "há pelo menos três Abrahams, não um. E, em cada religião ele está em relação com um Deus vivente que chamou uma comunidade em particular a seu serviço."

Cada uma das "Religiões Abraâmicas " -como essas religiões que contam Abraão como seu ancestral são chamadas- afirmam que os três primeiros versículos do Livro de Gênesis capítulo 12 referem-se exclusivamente a eles:

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

As ideias de povo eleito ou eleição no judaísmo e no cristianismo, e a determinada oposição de Abraão à idolatria no judaísmo e islamismo, são apenas algumas das conclusões que as diversas religiões destilam a partir da leitura desses versos.

Os Judeus fundamentalistas, também procuraram um direito adicional com base no versículo 7::

“E apareceu o Senhor a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra.”

Embora a maioria dos especialistas concorda que um indivíduo histórico, Abraão, deve ter existido, ainda é extremamente difícil determinar com certeza a historicidade dessa antiga figura religiosa antiga.

Na verdade, o Abraham das religiões Abraâmicas é mais o resultado de séculos de tradições acumuladas do que a figura encontrada nas Escrituras Hebraicas.

Cada uma das Religiões Abraâmicas parecem manter-se alheio ao fato de que Abraão viveu antes que houvesse uma Torá, um Evangelho e um Alcorão; como a erudita religiosa Karen Armstrong diz: "antes que as religiões de Deus se dividiram em seitas rivais."

Na verdade, o Abraham das Escrituras Hebraicas mostra virtudes muito diferentes das reclamadas pelas Religiões Abraâmicas.

Contrariamente às tradições posteriores, a visão bíblica não suporta à teoria de que Abraão foi quem deu origem à ideia de um Deus, ou fundou uma congregação de monoteístas. A vida e obra de Abraão não é religioso, mas cultural, histórica. Ele não ora, ele não observa os rituais. Como o professor Levenson disse: "Não é simplesmente que em Gênesis, Abraão não ensina o que Moisés disse ter ensinado; é que ele não ensina nada. "

O desaparecido filósofo e estudioso bíblico israelense Yehezkel Kaufmann destacou que, embora o TaNaKh não representa Abraão como um guerreiro de Deus, ele o descreve como um homem moral e temente a Deus. Ele persegue a paz, é generoso, hospitaleiro e intercede para o povo de Sodoma. Encarrega os seus descendentes observar "o caminho do Senhor" agindo com retidão e justiça. Abraão pode, assim, ser considerada como um "príncipe piedoso de Deus" em sua tribo, que aspiravam a uma fé moral nobre, que ele legou aos seus descendentes.

Sua importância para a história da religião, porém, é que ele é um herói da contracultura, que esmagou os ícones convencionais de sua época, a fim de ver uma nova e revolucionária civilização.

Isto é o que uma tradição Abraâmica autêntica tem que fazer hoje para atravessar o pântano criado pelo pensamento circular dos pretensiosos líderes religiosos que alimentam o ciclo de violência que parece estar contraindo todos os dias um pouco mais a corda ao redor do pescoço do mundo. Uma tradição Abraâmica autêntica, judaica, cristã, islâmica, seria aquela que segue a razão dada na Torá para a preeminência de Abraão:

“Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo”

Exibições: 1096

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço