JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

"Kadosh", a palavra hebraica para "santo", "sagrado", é um dos conceitos centrais do pensamento bíblico. No entanto, a Torá não define o que ele queria dizer com "santidade".

 

" Consagrar "," santificar ", no Judaísmo, significa mudar o momento natural em, o que o rabino Jacob Neusner Neusner define como "aquele algo mais que isso."

 

A razão pela qual esta é ainda uma vaga explicação do que se entende por "Kadosh" é devido à tendência para confundir "santo" como adjetivo e "santo" como nome.

 

No TaNaKh, por exemplo, existem duas interpretações deste conceito.

 

Uma vê a santidade como algo tangível, presente no objeto sagrado.

 

A outra vê a santidade como o mais alto dos valores que podem ser atribuídos a objetos e comportamentos.

 

A primeira característica é comum entre os sacerdotes, enquanto a segunda, menos ritualística e ética, é encontrada principalmente entre os profetas.

 

O teólogo e filósofo judeu, o rabino ortodoxo, Eliezer Berokovits disse: 'sagrado' é o que tem sido santificados, seja ritual ou espiritualmente Por exemplo, um "povo santo", um "campo santo", um "homem santo"

 

Dadas estas tendências, o rabino Mordechai Kaplan, que deu forma à ideia de que é preciso 'reconstruir' o judaísmo, formulou um conceito do sagrado que ressoa com o pensamento do século 21:

 

O "sagrado" e viver além da sobrevivência física na esfera na qual os seres humanos arriscam seu destino, muitas vezes suas vidas, a área em que suas motivações mais profundas, aquelas que fazem que a vida vala a pena ser vivida,  estão enraizados.

 

O gênio do judaísmo tem sido, de acordo com o professor de Direito da Universidade de Cornell, o falecido Milton Konvitz, elevar o profano ao sagrado, o material para o espiritual ".

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço