JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Salvador ou Escravocrata?

 

Os capítulos 37, e 46-50 de Genesis fecha a história de Abraão, seu filho Isaac e seu neto Jacó, os patriarcas de Israel. É uma história magistral, incomparavelmente tecida pela delineação de caráter, manipulação psicológica e suspense dramático. Considerada uma das realizações superlativas da arte narrativa hebraica, essa história de "José e Seus Irmãos" foi chamada por Leo Tolstoy a maior narrativa no mundo, inigualável em seu poder dramático e fineses psicológica.

 

Indiscutivelmente os conflitos que afetam a família de Jacob, e os sentimentos que seus membros experimentam, tocam áreas familiares na vida de muitas pessoas, dotando esta história com o seu apelo universal e intemporal.

 

Em uma típica história "de trapos a riquezas", a trama gira em torno do filho de um pastor, cruelmente tratado por seus irmãos, que consegue subir ao poderoso cargo de ministro do Egito, a nação mais poderosa e mais rica daqueles tempos.

 

Correndo ao longo de duas faixas a família e política, o conto dos filhos de Jacó em Gênesis capítulo 41, o segmento litúrgica, desta semana, centra-se na faixa. Começando com o sonho do Faraó conclui com medidas estatais tomadas para estocar grãos. Graças ao conselho dado  Faraó e sua corte para instituir o armazenamento de grãos em áreas urbanas, Joseph, o filho de Jacob, é "encarregado de toda a terra do Egito."

 

O plano de Joseph é o de impor impostos sobre as culturas dos agricultores durante sete anos de fartura, a fim de obter suprimentos  suficientes para ser dispensados durante os sete anos de escassez seguintes

 

De acordo com G. Coats, professor do Lexington Theological Seminary, o plano de José está nas origens do controle centralizado de alimentos na sociedade agrária. Percebida como um plano eficaz que tornaria possível para o povo egípcio para sobreviver à fome, na realidade, foi a base para a escravização do povo egípcio.

 

Leon Kass, professor emérito do pensamento social na Universidade de Chicago, ainda se pergunta se esta sobre-exploração e modo de armazenamento de grãos em detrimento da poupança suficiente para replantar- pode ter contribuído (para não dizer causado) a fome dos anos que se seguiu. Na verdade, o consenso entre alguns estudiosos é que Joseph usou sua autoridade administrativa para reduzir todos os agricultores do Egito para a servidão. Joseph diz Kass, salva vidas fazendo Faraó rica e, em breve, todo-poderoso..

 

No entanto, como aponta  o estudioso bíblico Claus Westerman:

 

"Não é verdade que o planeamento econômico descrito aqui foi algo novo. Muito antes do tempo descrito por nossa narrativa, celeiros do governo tinha sido uma características do antigo Egito. A administração de excedentes de cereais em grande escala, era uma realidade sem a qual a vida nesta sociedade complexa teria sido impensável."

 

Ecoando outros estudiosos, o crítico literário Harold Bloom argumenta que a história de José e seus irmãos é um romance ou "conto de fadas", com a finalidade de atribuir uma importante função económica para Joseph, sendo um recurso literário para aumentar a sua glória.

 

 

Nas palavras de Andre LaCoque, professor emérito do Seminario Teologico de Chicago, "A história de José não é história, embora seja “como-si-fosse-história.” Na verdade, ela pertence ao folclore. "Joseph se destaca como o protótipo do judeu, segundo ao rei, modelo que informa claramente em séculos posteriores a carreira de Daniel, Mordechai e Esther, quando Israel é, desta vez, sob o império persa.

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço