JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Santa Sé e Israel próximos de assinar acordo sobre Lugares Santo - Coisas Judaicas

 

Após  20 anos de negociações, Santa Sé e Israel estão  próximos de assinar um acordo  sobre o regime fiscal das propriedades da  Igreja e sobre a administração de  alguns lugares santos.
Segundo fontes  israelenses,  faltam definir questões relativas a duas propriedades em  Cesaréia e Jerusalém e  um terreno no Cenáculo, no Monte Sião, que  voltará a ser um local de culto  católico.
As  conversações realizam-se desde o Acordo de 1993  que estabeleceu relações  diplomáticas entre o Vaticano e Israel. A maior parte das questões diz respeito  ao status jurídico e fiscal dos bens da Igreja Católica na Terra Santa. As  delegações dos dois Estados  reuniram-se no Vaticano, de 3 a 5 de junho,tendo a  frente o Monsenhor  Antoine Camilleri e Zeev Elkin.
Para resolver a questão estritamente fiscal, ficou estabelecido um duplo regime.  Os locais dedicados exclusivamente ao culto, como igrejas e  cemitérios, terão  isenção fiscal total. Já para propriedades  eclesiásticas, em cujo interior são  desenvolvidas atividades como  restaurantes e albergues, haverá uma taxação.
O  Cenáculo voltará a ser administrado pelos  franciscanos, não obstante permaneça  como propriedade do Estado de  Israel, conforme estabelecido pelo ‘Protocol  Activity’. Falta definir um aspecto relativo à permuta de um terreno a ser  transformado em  estacionamento pelos franciscanos.
Em  relação à Cesaréia, o governo israelense concordou em destinar uma área para que  os peregrinos possam ser acolhidos e rezar.
A  construção de uma igreja que remonta à época dos  primeiros cristãos e de outra  no tempo dos Cruzados foi motivada pela  certeza de ser um lugar paulino. O que  restava destas construções foi  demolido em 1948 com a criação do Estado de  Israel. (JE)

Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Santa Sé e Israel próximos de assina... http://www.coisasjudaicas.com/2013/06/santa-se-e-israel-proximos-de... Follow us: @coisasjudaicas on Twitter | judaicas on Facebook

Exibições: 311

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço