JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

“Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito com Jacó, cada um vindo com sua casa: Rúben, Simeão, Levi e Judá; Issacar, Zebulom e Benjamim; Dan e Naftali, Gade e Aser”. - Êxodo 1: 1-4

RESUMO DA TORÁH

• O novo rei do Egito faz escravos dos hebreus e ordena que seus filhos homens sejam afogados no rio Nilo. (1: 1-22)
• Uma mulher levita coloca seu filho, Moisés, em uma cesta no Nilo, onde ele é encontrado pela filha do faraó e criado na casa de Faraó. (2: 1-10)
• Moisés foge para Midian depois de matar um egípcio. (2: 11-15)
• Moisés se casa com Zípora, filha do sacerdote de Midiã. Eles têm um filho chamado Gershom. (2: 16-22)
• Deus chama Moisés de uma sarça ardente e manda-o libertar os israelitas do Egito. (3: 1-4: 17)
• Moisés e Aarão pedem permissão ao faraó para os israelitas celebrarem uma festa no deserto. O faraó se recusa e torna a vida ainda mais difícil para os israelitas. (5: 1-23)

SINOPSE DO TEXTO

A palavra aramaica shemot significa literalmente "nomes". Começando com o capítulo bíblico de shemot e continuando até a história de Mishpatim, Egito, a Bíblia descreve o processo dos israelitas de sair do Egito, um processo que culminou na construção do Mishkan (o tabernáculo), esse processo, que ocorre através das histórias bíblicas desta e das próximas semanas, é conhecido como Shovavim, um acrônimo para as primeiras letras dos títulos dessas histórias. Neste momento, o cosmos está aberto para a teshuvah, que literalmente significa "retornar". Podemos retornar à origem de nossas ações negativas e corrigi-las na semente. Segundo Rav Isaac Luria, isso se refere especialmente às transgressões sexuais. A consciência simples de nossos defeitos não é suficiente; a única maneira de conseguir essa correção é através dos poderosos códigos dos 72 Nomes de Deus ". (The Kabbalistic Bible. Exodus, Technology for the Soul. Pg. 17).

Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço