“Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito com Jacó, cada um vindo com sua casa: Rúben, Simeão, Levi e Judá; Issacar, Zebulom e Benjamim; Dan e Naftali, Gade e Aser”. - Êxodo 1: 1-4
RESUMO DA TORÁH
• O novo rei do Egito faz escravos dos hebreus e ordena que seus filhos homens sejam afogados no rio Nilo. (1: 1-22)
• Uma mulher levita coloca seu filho, Moisés, em uma cesta no Nilo, onde ele é encontrado pela filha do faraó e criado na casa de Faraó. (2: 1-10)
• Moisés foge para Midian depois de matar um egípcio. (2: 11-15)
• Moisés se casa com Zípora, filha do sacerdote de Midiã. Eles têm um filho chamado Gershom. (2: 16-22)
• Deus chama Moisés de uma sarça ardente e manda-o libertar os israelitas do Egito. (3: 1-4: 17)
• Moisés e Aarão pedem permissão ao faraó para os israelitas celebrarem uma festa no deserto. O faraó se recusa e torna a vida ainda mais difícil para os israelitas. (5: 1-23)
SINOPSE DO TEXTO
A palavra aramaica shemot significa literalmente "nomes". Começando com o capítulo bíblico de shemot e continuando até a história de Mishpatim, Egito, a Bíblia descreve o processo dos israelitas de sair do Egito, um processo que culminou na construção do Mishkan (o tabernáculo), esse processo, que ocorre através das histórias bíblicas desta e das próximas semanas, é conhecido como Shovavim, um acrônimo para as primeiras letras dos títulos dessas histórias. Neste momento, o cosmos está aberto para a teshuvah, que literalmente significa "retornar". Podemos retornar à origem de nossas ações negativas e corrigi-las na semente. Segundo Rav Isaac Luria, isso se refere especialmente às transgressões sexuais. A consciência simples de nossos defeitos não é suficiente; a única maneira de conseguir essa correção é através dos poderosos códigos dos 72 Nomes de Deus ". (The Kabbalistic Bible. Exodus, Technology for the Soul. Pg. 17).
Compilado by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA