JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Devido ao meu ativismo nas redes socias como judeu sionista secular humanista, com uma posição clara de esquerda, recebo todos os tipos de mensagens no meu particular; a última que recebi me despertou uma grande curiosidade.

Alguém me questionou como eu podia ser um judeu humanista e me definir como sionista. A princípio não entendi a pergunta, mas parei para pensar e me surgiu a ideia de perguntar à pessoa o que, em sua opinião, era o sionismo e ele respondeu: "Sionismo é um movimento racista, militarista de ocupação, destruição e extermínio do povo palestino"

Incrível! Como pode com o tempo uma palavra se tornar tão deturpada que perdeu completamente o contexto da realidade.
Voltei à pessoa e perguntei se ele era a favor de que todos os povos da humanidade tivessem o direito de autodeterminação nacional ele de imediato me respondeu: "Claro que sim!”.
Então respondi: "Meu amigo, estou feliz em saber que você também é sionista!”. Acredito que a pessoa do outro lado pulou! E tentei explicar!

Se todos os povos da humanidade têm o seu direito de autodeterminação nacional como: palestinos, curdos, tibetanos, chechenos, bascos, etc... por que não os judeus, que são um povo milenar, não teriam também esse direito de autodeterminação nacional?

Pois o Sionismo é o Movimento Nacional do povo Judeu. Esse movimento faz parte de um processo histórico milenar, seus laços entre o povo judeu e a Terra de Israel são inseparáveis!

No Movimento Sionista existiram, como em todos os movimentos nacionais, tendências políticas e ideológicas diferentes como liberais, sociais-democratas, socialistas, comunistas, religiosos, etc.

As pessoas estão tão confusas e com seus cérebros congelados com tantas desinformações e manipulações que não sabem definir entre realidade e “fantasias” e os vários “Israéis” imaginários que elas criaram.

Incrível, como as pessoas têm dificuldades de entender, saber e aceitar que você poder ser Sionista, amar Israel, servir seu exército, lutar em suas guerras e ser ativamente contrário ao atual governo de direita de Israel, ou ser Sionista e apoiar a (criação) do estado Palestino ao lado do estado de Israel, etc...

A estupidez é tão generalizada, que esta pessoa, nesse diálogo até meio surreal me disse: “Mas quem criou o Estado de Israel foi o Imperialismo Americano e Inglês!”

Uau, como estou cansado de ouvir essa bobagem!
Eu respondo já numa ironia típica de um israelense!
Imperialismo? Ah, sim, é verdade!

O Estado de Israel realmente existe graças ao imperialismo, mas não dos americanos ou dos Ingleses e sim dos soviéticos
O cara parece que caiu da cadeira do outro lado!

O bloco soviético e seus aliados foram os que votaram em massa na ONU pela criação do Estado de Israel, os "imperialistas” americanos ficaram em cima do muro e no final, na última hora, votaram a favor, devido à pressão da comunidade judaica americana; e o grande imperialismo inglês deu o voto de abstenção, mas apoiou com armas os árabes.

A Guerra de Independência de Israel foi e é até hoje considerada a pior e a mais cruel de todas as guerras que Israel teve que enfrentar, Israel não tinha a estrutura militar e econômica que tem hoje em dia, sua população era de 650 mil judeus e muitos eram refugiados recém chegados do Holocausto e no final dessa terrível guerra haviam morrido quase 7% da população judaica desse recém criado Estado de Israel.

E sabem quem apoiou com armas nesse momento crucial da independência de Israel? – perguntei ao meu companheiro do outro lado. Foram os russos! As armas chegaram da República Socialista da Checoslováquia.

O rapaz penso eu, achou que eu estava inventando História, mas quem quiser saber dos fatos é só pesquisar! Pedi a ele, com todo respeito, para parar de acreditar em fantasmas que foram criados para ele e talvez para milhões de pessoas viverem numa eterna escuridão.

“Sion" de onde deriva o nome sionismo – o Movimento de Libertação Nacional do Povo Judeu – não é nome feio nem palavrão. Sion aparece nada mais que 150 vezes na Torá, definindo o local onde se encontrava o Templo e a cidade de David.

O Movimento Sionista foi para muitos judeus a resposta política clara para a situação de suas eternas lutas para sobreviver às opressões, perseguições, inquisições, pogroms, antissemitismo e a tentativa de seu total extermínio como aconteceu no Holocausto.

Em 14 de Maio de 1948 o Estado de Israel se torna uma realidade, porém é importante citar um acontecimento anterior, que foi o Primeiro Congresso Sionista, e isso aconteceu em 1897 em Basiléia, na Suíça. Nesse local se reuniram 197 delegados representando diversas comunidades judaicas do mundo, nesse encontro Histórico foi vista a bandeira Azul e Branca com a estrela de Davi e cantado o Hino HaTikvá pela primeira vez.

Assim, muito emocionado, se expressou o delegado Ben Ami:

“E no dia 29 de agosto de 1897, os delegados se reuniram no salão de reuniões com expectativa, temor e emoção. Hertzl sobe ao palco tranquilamente…. O salão se enche de uma vibração, como se acontecesse diante dos nossos olhos um milagre histórico. Era como se o grande sonho de nosso povo, durante dois mil anos, estivesse se realizando nesta hora e que à nossa frente estivesse o Messias, filho de David”. Ver menos

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço