JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot - Jayme fucs Bar

Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot

Jayme Fucs Bar

Sucá é derivada da palavra schach que, em hebraico, significa cobertura, relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Este foi um período em que o povo judeu não tinha terra própria, nem solo cultivável e sendo assim foi um povo nômade que viveu em cabanas frágeis e temporárias.

A Sucá tambem simboliza a fragilidade da vida , a simplicidade e a necessidade de uma vida mais modesta menos individualista, menos consumista e competitiva, nos lembrando da fragilidade dos bens materiais e do nosso afastamento da natureza.

A sucá erguida ao ar livre é constituída de folhagem, onde possamos ver o céu e as estrelas. Ela devera ser construida pelo trabalho conjunto do grupo, da familia ou comunidade. Esse Ato de costruirmos Juntos a sucá nos relembra a necessitade da ajuda mutua, onde o Talmud nos explica que o mandamento da sucá, Taassé veló min Heassui o que quer dizer, em hebraico: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você! Ou melhor não fique de lado olhando as coisas acontecerem assuma responsabilidades e “mão na massa”!

A Festa da Sucá é a base do judaísmo pratico, que não se concretiza com pensamentos e palavras, mas apenas com atos, onde devemos juntos produzir com nossas mãos não somente valores materiais, mas também produzir sociedades humanas, Estado Judeu, Comunidades judaicas de principios praticos de moral,ética, e de respeito a liberdade do outro.

Sucot também é conhecida como a festa da colheita porque coincide com a estação das colheitas em Israel, quando chega a chuva que traz a tão preciosa e esperada água , representando a vida de todos os seres desse planeta. Sucot comemora o final do ano agrícola, começo do outono, onde colocamos em nossas sucot um ramalhete com 4 espécies de planta que simboliza o que somos em nosso interior humano .

Etrog ( fruto Cítrico) Representa a Inteligência do ser Humano

Lulav ( a Palmeira) Representada a bondade e o amor oculto em cada ser Humano

Hadas ( a Mirta ) Representa a Carência Humana e o mêdo ao desconhecido.

Arava (o Salgueiro ) Representa as dificuldades humanas por sermos seres incompletos,inacabados.

Estas 4 espécies de plantas juntas e unidas faz Sucot uma festa judaica de grande importância, pois é a festa que valoriza a vida, a natureza, e procura refletir sobre a liberdade do interior humano. Essa é também a festa que nos aproxima um pouco mais da essência do que seja D"us , que esta dentro de cada um de nos, dentro da na natureza, dentro de tudo que seja vida , porem os frutos das esperanças, da paz, do fim da violência, da solidariedade e justiça serão somente colhidos em função dos nossos atos humanos.

Chag Sameach!!

Exibições: 126

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Maorel Melo Ben Avraham em 25 setembro 2010 às 20:03
Shalom Chaver!

Que possamos todos nós entendermos a moral de Sukot dessa forma, assim certamente, não somente creceremos em graça e sabedoria diante do nosso Eterno Deus, como também seremos tomados como exemplo para outros grupos sociais.

Chag Sukot Sameach L'Kol Yehudim Shel Kol Maqom!
Comentário de Flávia Muniz em 22 setembro 2010 às 14:41
Oi Jayme!

Parece um pouco a chegada da primavera. Imagino uma festa que comemora os valores da simplicidade. Gosto da ideia de faça você mesmo!Uma vez que fui no bat mitzva da filha de uma amiga havia uma Sucá com várias flores de garrafa pet e era tudo colorido e feito de materiais recicláveis! Eu achei lindo!

:)

abraço,
Flávia

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço