JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Israel - Palestina Compartilhando a Terra Prometida

Uma bela proposta humanista , sobre o conflito Israel e Palestino e uma possivel formula de resover o conflito.

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 136

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jayme Fucs Bar em 15 maio 2015 às 7:50

Israel - Palestina Compartilhando a Terra Prometida

Comentário de Marcos Mingra em 16 maio 2010 às 19:48
Amém!
Chag Shavuot Sameach à sua casa!
No mesmo respeito e carinho.
Marcos.
Comentário de Jayme Fucs Bar em 16 maio 2010 às 17:27
Querido Marcos,
O Incrivel eh que entre nos seres humanos todos queremos Shalom , porem dificil essa pratica de alcancar esse tao obvio e necessario objetivo entre nos seres humanos. Infelizmentte seguimos a guerrear ,a matar nossa propia especie e fazemos isso , em nome de Deus, por territorios, por nacionalidades, por dinheiro ou simplesmente pelo o odio a existencia do outro do "diferente"..
Nesta atmosfera de entrada de shavuot, simbolizando a revelacao da Tora para a Humanidade, Possa nesta data , nos oferecer uma nova tentativa de talvez nos revelar como seres humanos de saber como nos humanizar e pratica entre nos essa tao esperada SHALOM .
Mais todos nos sabemos dessa grande dificuldade humana de saber interpretar o conceito basico do UNICO; o UNICO nao tem nacionalidade, nao tem fronteiras,nao tem religao, Esse UNICO somos cada um de nos cada particula viva neste universo ,Eu e Tu, e Todos somos parte integrante desse unico, Esse UNICO SHALOM que vc propom com muita sabedoria,devera ser sempre dentro dessa debilidades humanas, um SHALOM que jamais possa esquecer da responsabilidades e compromisso que temos um para o outro.

Chag Shavuot Sameach!
a Vc e toda a sua familia
Com Carinho

Jayme
Comentário de Marcos Mingra em 16 maio 2010 às 12:49
Caro Jayme, obrigado por seus comentários, e desculpe a petulância "em corrigir" Paulo Freire, não existe "mais humano", nem "mais democrático". O que admiro na Casa de Israel e busco "incorporar" em minha vida é sua persistência milenar em cumprir o objetivo de Ser Humano, o de uma vida justa e plena, em todos os seus significados e que tão bem pode ser expressa em uma única palavra "SHALOM". Não acho que tenha experimentado tais coisas em um país como o meu, mas, ai sim, a esperança é nossa obrigação e forma de dizer que não desistimos de ser... Humano. Shalom a todos!
Comentário de Jayme Fucs Bar em 14 maio 2010 às 4:43
Marcos Obrigado por suas palavras, Vou tambem meditar para que se encontre Paz e esperancas para a violencia vivida por vcs ai no Brasil.
Acredito que na ensencia da maioria das pessoas comuns como nos, pais, maes , trabalhadores, estudantes queremos simplesmente ter a possibilidade de criar nossos filhos num mundo com um pouco mais de esperancas . Como dizia o mestre Paulo Freire " Buscar esperanças é acreditar num Mundo menos malvado, menos feio, menos autoritário, mais democrático, mais humano"
Shabat Shalom de Paz e Esperancas a vc e toda a sua familia
Um Forte Abraco

jayme
Comentário de Marcos Mingra em 13 maio 2010 às 20:21
Paz para Israel é uma esperança e uma constante oração para mim. Dentro de minhas possibilidades procuro contribuir, mas com temor e respeitos por aqueles que vivem o problema, mas sobretudo frente àqueles que perderam entes queridos. No Brasil vivemos nossas ameaças, mas nada que seja estruturada e tão deliberadamente buscada, portanto não posso imaginar a profundidade de tuas preocupações, pois também sou pai. Tenha certeza que vou meditar em suas palavras. Outro forte abraço, marcos.
Comentário de Jayme Fucs Bar em 13 maio 2010 às 18:43
Querido Marcos, Nos que vivemos em Israel entendemos perfeitamente esse seu posicionamento, Tenho muitos amigos, parentes,alunos que perderam suas vidas nesta sangrenta disputa .
Nao tenho duvida que os palestinos e judeus que vivem nesta regiao sao as unicas autoridades para resolver o problema, porem vcs que vivem no Brasil e no Mundo, podem ajudar a fortalecer essa nossa autoridade, principalmente apoiar a Voz nao muito ouvida no Brasil e do Mundo desses grupos de palestinos e judeus que de maos dadas, procuram enfrentar o radicalismo dos dois lados! entendendo que a unica forma de solucionar o problema eh pelo o dialogo e o respeito mutuo e nao pela violencia .
Apesar de vivermos num momento de grandes pessimismo aqui em Israel sobre a possibilidade de Paz , Esse sonho nao podemos abrir mao, pois queremos garantir um futuro melhor para nossos filhos judeus e Palestinos .
Tive Esse sonho quando meus filhos nasceram, hoje eles tem 22 e 24 anos , os dois jah com sua pouca idade jah enfrentaram 2 guerras,porem continuo sonhando para que esse sonho seja realizado; dessa vez para os meus Netos. Por isso a sua voz do Brasil com certeza nao eh autoridade mais sim ajuda bastante em saber que nao estamos sozinhos.
Um Forte abraco
Com Carinho
Jayme
Comentário de Marcos Mingra em 10 maio 2010 às 20:19
Fucs, é encorajadora a sua posição, mas permita-me algumas perguntas ou comentários.

• Quem do lado palestino representa os palestinos? Não há uma unidade palestina, não existe um interlocutor que expresse a vontade de todos os palestinos.
• Penso que só quem está dentro pode falar sobre os problemas internos. Quem está fora deve respeitar as angustias de quem vive o dia a adia.
• As nações não têm autoridade para legislar sobre Israel. Elas não são “intrinsecamente neutras”
• Apenas israelenses judeus podem pedir moderação à política de Israel e somente palestinos que aceitam o estado de Israel podem ser considerados interlocutores confiáveis e dignos de crédito.
• Há algum tempo atrás vi um site e vídeos sobre judeus e árabes pacifistas que perderam queridos no confronto (se não me engano, encounter point), pode dizer o que for, mas estes têm uma autoridade que outros, sobretudo, estrangeiros não têm.
Espero que compreenda minha preocupação. Grande abraço!
Comentário de Jayme Fucs Bar em 10 maio 2010 às 16:35
Depois de ter lido a mensagem do Paulo e aderido a petição, Envio de novo esse vídeo que corresponde muito com a ideia que estamos tentando implementar em Israel.
Comentário de HELENA WARSZAWSKI em 7 março 2010 às 15:17
Legal Jayme, obrigado pela resposta. !!!Bj

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço