JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

“O Grito Manso” do Sábio Hillel - Jayme Fucs Bar

“O Grito Manso” do Sábio Hillel - Jayme Fucs Bar
Quando escrevo algo sempre vem de algum acontecimento meio imprevisto nada programado que me leva a pensar e a refletir e no final vem a necessidade de escrever e divulgar, na semana passada , não sei como explicar, mas me deparei quase todos os dias com textos e frases de Hillel, que chegaram de locais e idiomas diferentes me levando a necessidade de escrever sobre esse iluminado sábio Hillel e a sua “Grande Paciência”.
Podemos dizer que se existiu no período Bíblico um personagem que ensinava e praticava um Judaísmo cheio de Benevolência, humanismo, amor ao próximo, humildade e sobretudo muita paciência ao outro esse sábio se chamava Hillel.
Ele nasceu na Babilônia e viveu na terra de Israel no período do reinado de Herodes o Grande, e do domínio romano, será um período de grandes turbulências e desafios que o judaísmo terá que enfrentar para poder sobreviver.
Dizem que Hillel, viveu por volta dos 120 anos talvez por isso ganhou o apelido carinhoso de Hillel Hazaken (O Ancião) e morreu no ano 9 d.C.
O sábio Hillel terá um papel fundamental nesse período bastante turbulento na nossa história ele vai entender a necessidade de ampliar a propagação da Lei oral entre a população judaica, contrapondo com a corrente dos saduceus, que ainda eram as autoridades máximas no templo de Jerusalém até a sua destruição em 70 d.C.
Esse movimento será muito criticado em sua época por outras correntes judaicas, que considerava como um grande “Reformismo” do judaísmo e de suas leis, essa tensão e controvérsia sempre foi muito comum no judaísmo e será isso que vai levar a criação e o crescimento de um popular movimento chamado os Tanaim, que em aramaico, significa “repetir (o que foi ensinado)”.
Imaginem vocês que revolução bem estruturada foi realizado nesse período, pelos Tanaim, eles organizavam pequenos grupos de estudos com seus mestres e depois de um período de aprendizagem parte desses alunos se tornavam mestres e criavam seus próprios grupos, mas sempre tendo como autoridade central um grande sábio rabino que era chamado de Nasi (Príncipe).
Sem dúvida essa estrutura, na verdade muito pedagógica para sua época, será uma grande revolução um “ Grito Manso” dentro do mundo judaico, será uma tentativa prática e bem sucedida de criar formas para o judaísmo sobreviver das forças ameaçadoras que terá que enfrentar para a sua existência física, cultural e espiritual.
E aqui que entra na História do nosso sábio Hilel que vai fundar sua própria escola o Beit Hillel que tinha paralelo a ele uma outra escola a do sábio chamado Shamai ( Beit Shamai) que era bem mais rígida, com uma postura, muito integra, mas nada tolerante.
A Pergunta que devemos fazer como Hillel Hazaken chegou construir a sua própria escola sendo um simples e pobre aluno?
Hillel nasceu na Babilônia e com cerca de trinta anos chegou a Jerusalém e foi estudar com os sábios Shemaia e Abtalion , não tinha dinheiro suficiente para pagar seus estudos e seu sustento, era trabalhar como um simples lenhador e vivia em condições de grandes sacrifícios e pobreza.
Existe uma passagem que nos relata que Hillel era um simples e pobre estudante em Jerusalém, contam que a sua situação era tão difícil que não conseguia pagar seus estudos e foi barrado na entrada da escola por seus mestres.
Hillel não abriu mão da possibilidade de ficar sem frequentar a escola e subiu no telhado em pleno inverno e, deitado sobre um buraco no teto ouvia as discussões e os ensinamentos, ficou tão concentrado nos estudos que não sentiu que nevava.
No dia seguinte quando abriram a escola alguém viu no teto algo estranho que se via o contorno de um homem, subiram ao teto e descobriram Hillel coberto de neve e congelado e quase morto pelo frio, onde levaram para dentro da escola e colocaram ao lado de uma lareira para aquecer seu corpo e mudaram sua roupa.
A partir daquele dia os mestres da academia entenderam que mesmo sem dinheiro, jamais poderiam negar os estudos de Hillel, que não somente conseguira terminar seus estudos, mas depois da morte de seus mestres Shemaia e Abtalion será eleito para liderar essa academia.
Hillel agora como líder de sua própria academia ( Beit Hillel) será diferente de todas as outras existentes, pois Hillel era quem falava a linguagem do povo, entendia suas dores e seus aflitos e era sempre humilde, paciente e tolerante com seus alunos e com todos que estavam em sua volta, ele ensinava a ética judaica através das passagens da Torá e fazia refletir na atualidade e no seu cotidiano.
Vejam algumas frases do sábio Hillel para entender um pouco do seu rico pensamento e prática:
"Não faça aos outros o que não quer que façam a você. Aí está toda a Torá. O resto é mero comentário.”
.” Sejam como os discípulos de Aarão, amando e buscando a paz, amando a humanidade e aproximando-a da Torá”.
Hillel será um dos grandes responsáveis para adaptar o judaísmo nesses tempos difíceis que serão ainda maior com a destruição do segundo templo e as consequências que levará ao judaísmo a quase o colapso de sua existência.
Ele é considerado um dos primeiros autores da Mishná e foi o primeiro a estabelecer o princípio do amor fraterno como condição principal para todos os mandamentos da Torá.
Na tradição conta que um dia, quando os sábios estavam reunidos na cidade de Jerico conversando de repente ouviram uma voz celestial que exclamou:
“Entre os presentes aqui está um homem a quem o Espírito do Todo-Poderoso descansaria, se seu tempo fosse digno disso” — “. Todos os olhos estavam fixos em Hillel!”
Mas Hillel nunca fez nenhum milagre ou talvez nunca tenha precisado deles, pois o verdadeiro milagre estava sempre em suas intenções de ensinar e praticar a humildade, a benevolência, amor ao próximo e tinha muita paciência .
Hillel, viveu sem pedir nenhum reconhecimento ou gloria simplesmente fez o que nos seres humanos temos a grande dificuldade de realizar em nossas vidas que é:
“Se não eu por mim, quem por mim? Se eu for só por mim, quem sou eu? Se não for agora, quando?” palavras do sabio Hillel.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre
Compartilhar

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Marco Antonio de Figueiredo em 4 setembro 2022 às 20:26

Shavua TOV !!!  Realmente a simplicidade é a marca de grandes sabios, as palavras de  Hillel ecoarão para  o todo sempre. 

Shaloom.

Comentário de Jayme Fucs Bar em 3 setembro 2022 às 11:04

Muito Obrigado Shabat Shalom

Comentário de Renato Joachim Levy em 2 setembro 2022 às 15:25

Que texto brilhante; E o assunto é muito relevante !!!

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço