JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A Terceira Via para o Conflito Israel - Palestina - Jayme Fucs Bar
Esta é uma reflexão urgente sobre o conflito entre Israel e Palestina, que, por décadas, tem sido uma fonte inesgotável de sofrimento e desesperança.
O que necessitamos é de uma 'terceira via': um caminho que se distancia radicalmente das narrativas extremistas e do perigoso conformismo que têm paralisado a busca por uma solução duradoura.
É necessário rejeitar tanto o ultranacionalismo e o messianismo expansionista do governo de Israel – uma ideologia que insiste na dominação e na exclusividade de um território, quanto o fundamentalismo islâmico, que, em suas formas mais radicais, nega a existência de Israel e propoem a sua destruição e usa o terrorismo como solução.
Mais do que nunca é importante superar o conformismo, a aceitação passiva de que este conflito é insolúvel, que não há alternativa senão a perpetuação da violência e do ódio.
A inegável e devastadora tragédia humana, vivida diariamente por ambos os povos – israelenses e palestinos – clama por uma nova abordagem, que priorize a vida, a dignidade e a segurança de todos.
As visões exclusivistas, seja o sonho de uma "Grande Israel" que ignora os direitos palestinos à autodeterminação, ou o de uma "Grande Palestina" que nega a existência de Israel, são, por sua própria natureza, destrutivas.
Elas são fantasias perigosas baseadas na aniquilação do outro, e só servem para alimentar um ciclo vicioso de vingança e desumanização.
A única solução viável e moralmente justa para esse conflito reside na coexistência pacífica e na tolerância mútua. Isso implica na criação de dois Estados independentes, soberanos e seguros, vivendo lado a lado, onde ambos os povos possam prosperar sem a sombra constante da guerra e da violência.
Esta não é uma proposta nova – na verdade, é um ideal que remonta a várias tentativas de paz e acordos internacionais , mas que, infelizmente, foi repetidamente negada e arquivada após inúmeras tentativas fracassadas e o colapso de negociações.
Agora, diante do caos sem precedentes e da tragédia que vivenciamos, com um custo humano insuportável, é mais do que nunca necessário resgatar e priorizar esta ideia aparentemente desgastada, mas que se mantém como a única rota possível para a estabilidade e a justiça.
A formação de um Estado palestino ao lado de um Estado de Israel seguro e reconhecido não é apenas uma aspiração política, mas um imperativo humanitário para acabar com o derramamento de sangue e construir um futuro de esperança para as próximas gerações.
Quando me perguntam o que mais desejo na vida, respondo: Deixar para meus netos e minhas netas um mundo melhor do que vivemos hoje!

Exibições: 36

© 2025   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço