JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Indiferença mata  por Paulo Blank
Em “Difícil liberdade” Emanuel Lévinas nos fala de um cãozinho chamado Bobby. O filósofo passou a guerra num campo de prisioneiros franceses de trabalhos forçados. Toda manhã saiam para cortar árvores. No caminho cruzavam a cidade em direção a floresta. Ninguém os olhava nem cumprimentava. Não faziam diferença. Só Bobby os acompanhava e voltava com eles: “surgia nas manhãs e nos esperava no regresso brincando e latindo de alegria”. Os guardas do campo tentavam enxotá-lo mas ele voltava. Até que um dia despareceu. Lévinas comenta que era Bobby quem devolvia aos prisioneiros a experiencia de humanidade.
Sempre que a violência do mal nos invade, a gente se surpreende como se fosse a primeira vez. Já que a violência explícita passou a fazer parte do noticiário nosso de cada dia, a indiferença passou a nos agredir e revoltar muito mais do que a violência naturalizada. Por ser fria. Sem escancarar raiva ou coisa parecida. Sem tiros. Sem sangue jorrando. Sem arroubos verbais. Por isso a indiferença desperta tanta indignação e revolta. Dependendo, é claro, da ótica e da ética de cada um.
Lembrei da passagem do Lévinas assim que surgiram tentativas de comparar o extermínio Yanomami e o holocausto em escala industrial dos judeus europeus. Vítimas da máquina alemã azeitada pela mesma indiferença geral do mundo ocidental. A tentativa do extermínio Yanomami também se valeu da indiferença praticada pelo bolsonarismo e seus seguidores desde o início da pandemia. Do abandono daquele povo ao próprio azar. Do incentivo a invasão assassina e premeditada das suas terras por garimpeiros, madeireiros e gentes do governo.
Não será esta desumanidade do homem que tanto nos choca quando invade a nossa proteção afetiva nos fazendo pensar? Não somente em J. Messias Bolsonaro. Mas, também, nos milhões de brasileiros de todas as classes e formações que escolheram a indiferença, o desprezo e a ignorância consentida. Todos tão humanos no final das contas.
RJ. Janeiro de 2023.

Exibições: 55

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço