JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana


A um tempo atrás , trabalhando com um grupo
me perguntaram, Vocês judeus acreditam que as pessoas nascem ruins?
Eu Respondi Não!!
Mas se existe o Bem e o Mal ele é tambem criação de Deus, mas a opção da escolha entre o Bem e do Mal não é um escolha de Deus e sim do ser humano !
A resposta deu maior discussão no grupo! Que fez as pessoas refletirem o que vem a ser o Bem e o Mal
Mas o que está escrito na tradição Judaica sobre esse Tema?
Na verdade voce pode achar certas respostas para essa pergunta logo nas primeiras páginas da Torá onde está escrito de forma explicita que o Criador é a fonte de Tudo "Eu criei a luz e as trevas; Eu fiz a paz e criei o mal" (Yeshayáhu)
Mas Porque Deus Criou O Mal ?
Importante entender o que está escrito na Torá ( no original hebraico) , onde existe um erro de tradução gravíssimo em varias bíblias traduzidas do Hebraico.
" E Deus fez o (HOMEM) a sua Imagem Macho e Fêmea" Não!! Não !! Está escrito na Torá " Deus criou (ADAM) a sua Imagem Macho e Fêmea " ADAM é um andrógina "Macho e Fêmea", seria realmente ridículo acreditar que Deus seja somente a Imagem do Homem e não da Mulher.
Vejam somente quando a costela desse Andrógina ( ADAM) será desmembrada se criará o que conhecemos "Homem e a Mulher ".
Mas Porque Deus decidiu criar o Homem e a Mulher e deixa los experimentar a Árvore do Conhecimento? Dando aos seres humanos o direito do livre arbítrio e em consequência o poder de escolher entre o Bem e do Mal!
Na Cabala acredita que no ventre Materno é iluminado com uma luz divina esse novo ser que vai chegar ao mundo ele ou ela é bom! puro e inocente, onde aos poucos vamos adquirindo os conhecimentos da árvore da vida e aprendemos que temos o poder do livre arbítrio onde o coletivo, e o ambiente que vamos viver e a educação que vamos ter , vai influenciar muitíssimo nos caminhos que vamos tomar em nossas vidas.
Todos nos vamos experimentar a pratica do bem e do mal, e aprendemos a escolher e medir nossos passos , e ações que tomaremos em nossas vidas mas saiba que a responsabilidade dos nossos atos está nas nossas mãos e não de Deus!
O que viemos fazer nesse mundo vindouro?
Apesar de sentirmos muitas vezes, fortes e poderosos e imortais, somos uma poeira dentro desse universo e nada mais do que saber que todos nós estamos de passagem! Ninquem é eterno!! A vida e a morte, faz parte da criação " De pó veio e do pó Voltarais", saiba que nada nesse Mundo se perde tudo se trasforma!
O Melhor segredo para essa nossa passagem aqui é saber nos elevar espiritualmente onde temos no decorrer de nossos dias, a oportunidade de procurar corrigir os nossos erros .
Nos seres Humanos apesar do nosso grande desenvolvimento tecnológico e da ciência e as grandes conquistas materiais a humanidade ainda está num estágio muito primitivo de nossa evolução espiritual .
O que devemos fazer para entender o significado dessa nossa passagem a esse mundo?
È simplesmente entender e praticar o obvio , mas parece muito difícil para nos seres Humanos praticar o que está em Tehilim ( Livro dos Salmos) "fazer o bem e afastar-se do mal". Essa é a maior dificuldade humana a de saber escolher com sabedoria os caminhos que possa iluminar os cantos obscuros de nossas vidas e possamos sentir o verdadeiro fluído da Criação que poderá nos ajudar a chegar ao estado natural de equilíbrio.
Diferenciar o certo do errado não é algo tão simples assim!!
Todos os momentos nos seres Humanos vivemos esse dilema e como se Deus nos coloca se em constantes desafios!!.
A Torá é na verdade uma saga Humana onde voce deve saber usa la somente para aprender a praticar o bem e ajudando a si próprio a se elevar espiritualmente, feito isso voce agora também poderá contribuir algo para a Humanidade.
O grande perigo que vem acontecendo atualmente em vários grupos Judaicos e não Judaicos é a deturpação da Torá e a trasformação de seus ensinamentos em uma arma poderosa e destruidora que justifica nada mais que interesses de grupos religiosos fanáticos, fundamentalistas, ultra nacionalistas! Esses grupos falam em nome de Deus Mas que Deus é esse que eles acreditam? Deus da descriminação , do racismo, da xenofobia, da homofobia, da violência, da destruição do outro ser humano, por ser e pensar diferente.
Esses grupos apesar de crescente em nossos dias, cada vez mais se tornam distantes da essência das palavras de Deus que é o " Amor ao próximo " e a "Crença no Único"!
Deus não criou religiões, nacionalidades, partidos políticos,e ideologias Tudo isso é criação Humana !! Deus Criou todos nos seres Humanos , e Todos nos seres humanos somos iguais perante ao Criador.
A palavra "Torá" vem do radical hor-ah, que significa orientação ou instrução, ou simplesmente Hor ( Luz) ,onde a escuridão nada é o simples fato da falta de Luz. somente a humanização do ser , poderá trazer uma luz aos caminhos obscuros que caminha a Humanidade!
Talvez seja essa a forma de entender como é presente no mundo Judaico esse conceito da espera do Messias !
Eu diria que o verdadeiro Messias está presente dentro de cada um de nos e se cada um fizer a sua parte de exterminar da face da terra a opressão, a guerra, o genocídio, a fome, a miséria, a violência, a ignorância, Ai sim chegaremos em tempos messiânicos!
E quando isso acontecer, "O lobo se deitará com o cordeiro."
Eu pessoalmente acredito nas palavras dos profetas de Israel não importa se suas profecias serão realizadas ou não, mas o que vale é sim as suas intenções!
"Nação não erguerá a espada contra nação, nem aprenderá mais a guerrear."
Talvez a intenção das profecias dos profetas nos ajude a encontrar uma luz para o caminho da Humanidade. e as pessoas naturalmente "escolherão o bem acima do mal".
Shavua Tov!!!

Exibições: 580

Responder esta

Respostas a este tópico

Excelente artigo. Tudo no Ein Sof e a cada qual a responsabilidade de escolher.
Excelente tema e melhor ainda a interpretação
Olá! Sou judia mas não tive os ensinamentos na infância. Descobri quer tá judia aos 15 anos. E tenho sede em aprender tudo sobre o assunto. Porém tive dificuldades de localizar e comprar conteúdos corretos. Poderiam me indicar livros para leitura e autores? E se existe algum lugar que possa frequentar em Jundiaí ou lugar que eu posso aprofundar os conhecimentos em leitura, escrita e oração. Desde já agradeço!

 Olá. Devido outro artigo reli este hoje. Hoje faz aniversário de nove meses em que o li, infelizmente o cenário de pessoas inspiradas pelo herança judaica aumentou bastante, justamente no sentido de opções inclinadas á visões radicais. E ataulmente encontra correspondência além da esfera de aproveitadores de cada nação. Mas não é exatamente uma escolha. O fundamentalismo investe dinheiro, propaganda, apoio urbano, facebook, aliança com igrejas e difusão via zap na carona do populismo político (e messianista de forma geográfica), que tem tido êxito eleitoral garantido em nações como EUA, Israel e nosso Brasil, A humanidade, o humanismo, a ética, a virtude não podem prevalecer pela simples evolução consciente social. Sempre haverá muita gente para tentar impedir isso, como sempre houve. Talvez este seja o convite para as consciências humanistas, laicas, liberais e progressistas saírem da autopreservação ou da neutralidade tranquila para se aproximarem de fato de nós - massas da humanidade -, antes que talvez não heja mais como tentar. 

Shalom Karen

Mesmo vc  nao tendo  uma comunidade judaica que você possa frenquentar em jundiaí o Importante você fazer nesse momento e fortalecer sua identidade judaica e isso vai depender muito de você, no sentido de nao so estudar, ler, e ampliar os seus conhecimentos e sim fazer o judaísmo uma pratica na sua vida. Nao eh necessário saber ou ate fazer todas as rezas e sim praticar de uma forma simples, profunda e respeitosa as tradições judaica. Exemplo - coloque em sua casa símbolos judaico como mezuza chanukia, menorah etc..., use uma estrela de David em você simbolizando sua identidade, acenda em todas  sextas feiras a noite as velas do shabat, e prestigie esse dia o sábado com um significado diferente dos outros dias, comece por isso e também leia as coisas básicas pelas informações que existe na internet, comece sobre o ciclo de vida, depois sobre as festividades, depois estude um pouco sobre a historia de Israel etc... No site tem muitas informações você pode fazer sua procura la em cima do lado direiro onde esta escrito pesquisa. Abraços

Karen disse:

Olá! Sou judia mas não tive os ensinamentos na infância. Descobri quer tá judia aos 15 anos. E tenho sede em aprender tudo sobre o assunto. Porém tive dificuldades de localizar e comprar conteúdos corretos. Poderiam me indicar livros para leitura e autores? E se existe algum lugar que possa frequentar em Jundiaí ou lugar que eu posso aprofundar os conhecimentos em leitura, escrita e oração. Desde já agradeço!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço