JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Os cães da guerra - Artigo conjunto de Yair Mau e Marcelo Treistman da conexão Israel

 

Em certo momento da peça Júlio César, de Shakespeare, a multidão sai pelas ruas querendo vingar o assassinato de César, depois de inflamados por Marco Antônio. Encontram um poeta, e perguntam seu nome. “Meu nome é Cina”, e a multidão “despedacem-no, ele é um conspirador!” Cina desesperado responde que é um poeta, não o conspirador de mesmo nome! A massa não quer nem saber, “não importa, o seu nome é Cina”, e que o despedaçariam então pelos maus versos que escreve.

Nos últimos dias em Israel, a maior parte da sociedade foi surpreendida pela fúria de alguns indivíduos que, ensandecidos, procuravam “o conspirador cina” pelas ruas de Jerusalém. Queriam fazê-lo pagar com a sua própria vida pelos pecados que cometera. Para esta turba de animais, não importava nem um pouco se estariam julgando e punindo o “Cina” correto. Apenas o nome parecido, a cor da pele parecida, o sotaque parecido, já seria o bastante para condená-lo a morte. Para eles de nada importava se a vítima fosse apenas um poeta, não o “conspirador”.

Em alguns artigos do Conexão Israel (pe djora, olho por olho), trouxemos algumas tristes declarações, posts, discursos e artigos do lado israelense surgidos em meio ao sequestro e posteriormente ao assassinato de três adolescentes judeus por terroristas palestinos.

Recebemos diversos comentários raivosos, acusando-nos de antissemitas, antissionistas, panacas, terroristas, self-hating-jews. Os mais carinhosos, nos qualificavam apenas de ingênuos.

O Conexão foi criado porque observamos um vácuo de informações que chegavam à sociedade brasileira acerca de Israel. Nunca quisemos fazer pura e simples Hasbará, isto é, defender Israel incondicionalmente. Esta prática de defesa sem auto-crítica causa um dano enorme a todo nosso povo.

O que diferencia a massa desgovernada ilustrada na peça Júlio César de uma sociedade democrática baseada no cumprimento de leis são as concessões que fazemos ao grupo em nome da nossa segurança. Uma das mais importantes concessões que fazemos é a impossibilidade de se fazer justiça com as próprias mãos. Ninguém deseja viver em um local, cidade ou país, em que um grupo ensandecido possa confundir-lhe com o “Cina” da vez. Que te julgue sem direito amplo a defesa. Que te puna sem o devido processo legal.

Não é o sistema de governo que forma a sociedade. É a sociedade que define o sistema de governo. Não são as leis que formam a sociedade, é ela, a sociedade, que define a sua legislação. Não é a força militar que sustenta a sociedade. É a sociedade que define que tipo de exército deseja ter.

A larga maioria da sociedade israelense deseja que o país siga firme no trilho da democracia. Somos um Estado verdadeiramente democrático e somos uma sociedade que escolheu viver sob o império de leis democraticamente instituídas.

Entretanto, a manutenção desse caráter democrático do Estado depende de uma constante supervisão e controle. A sensibilidade democrática é muito “dolorida” e qualquer coisa ela grita. Este “grito” necessário nada mais é do que a tentativa de impedir que bandos desrespeitem a lei (que garante a segurança de todos) em nome de uma justiça particular.

Nós não escondemos os nossos terroristas, racistas e xenófobos debaixo do tapete. Não nos vangloriamos que existam pessoas assim entre nós. É nosso dever como sociedade, como comunidade, como povo, apontar o dedo na cara destes indivíduos para dizer em alto e bom som: “Nós não somos como vocês. Não queremos ser como vocês. Vocês não tem espaço na nossa sociedade”.

Abaixo separamos alguns exemplos de como a sociedade israelense está reagindo à loucura dos últimos dias e semanas. A maior parte dos israelenses quer deixar claro que não é possível exigir vingança num dia e dizer no dia seguinte que somos a única democracia do Oriente Médio. O racismo e a sede de vingança são incompatíveis com um “Estado judaico e democrático”.

Ação

Assistam ao vídeo abaixo, filmado no centro de Jerusalém dia primeiro de julho. O hebraico é simples, todos gritam “morte aos árabes”.

Uma comunidade no Facebook, chamada “o povo de israel exige vingança” atraiu mais de 35 mil membros em dois dias, antes de ser fechada pela rede social. Para eles, o mais justo a se fazer agora é vingar a morte dos três garotos judeus, matando seus assassinos, suas famílias, seus vizinhos, e qualquer outro palestino que passar pelo caminho.

Muitos deles são adolescentes, como no vídeo acima, e como as duas boçais da imagem abaixo, que dizem: “Odiar árabes não é racismo, é uma questão de valores! #IsraelExigeVingança”. Muitos outros são soldados, um deles aparece numa imagem que diz “Deixe-nos simplesmente metralhar!!”.

bocais_300px metralha_300px

Nesta segunda-feira, o presidente mundial do movimento juvenil judaico Bnei Akiva, o rabino Noam Perel, divulgou em sua página no Facebook que “Uma nação inteira e milhares de anos de História pedem vingança. A desgraça será paga com o sangue de nosso inimigo, não com nossas lágrimas”. Parte do post original do Facebook (imagem abaixo), parece indicar que ele deseja que o exército de pessoas que estavam às buscas dos três garotos judeus se transforme num exército de vingadores.

perel_facebook_300px

Um jovem árabe de Jerusalém foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira. Muhammad tinha apenas 16 anos. As investigações da polícia ainda não divulgaram a causa da morte, mas a internet está fervilhando com especulações. Muitos assumiram rapidamente que foi um ato de vingança em resposta ao assassinato dos três garotos judeus. Outros, revoltados com essa possibilidade, encontraram uma foto do garoto e começaram a espalhar por aí o seguinte boato. A imagem abaixo diz: “Essa é a cara do viado árabe que foi assassinado hoje de manhã e que nos culparam por sua morte. O jovem árabe foi morto por assassinos árabes em um caso de ‘honra da família’, mas mídia esquerdista se apressou a nos culpar por sua morte. Compartilhem!”. Que alívio, hein, morreu porque era gay, não porque era árabe. De toda forma, repetimos, isso tudo são boatos, a polícia ainda não divulgou nada. Enquanto isso, o pau está rolando solto em Shuafat, bairro de Jerusalém oriental onde o garoto árabe morava. No momento em que escrevemos estas palavras 30 palestinos e policiais foram feridos no confronto. [Atualização de última hora: 6 judeus foram presos por suspeita de terem assassinado Muhammad, queimando-o vivo.]

jovem1_300px

Sabe quando estudamos a Alemanha dos anos 1930 e nos perguntamos como pode ser que uma sociedade inteira resolveu assassinar um outro povo? Bem, a resposta está na nossa cara, começa assim. Muitos não gostam de comparações com o Holocausto, dizem que chamar as manifestações anti-árabes de “noite dos cristais”, como fizeram muitos dos que estiveram em Jerusalém nos últimos dias, é um desrespeito à memória do holocausto e aos sobreviventes. Isso é discutível, mas é inegável que nenhuma sociedade está imune a ideologias nazifascistas, nem os judeus. O maior dos desrespeitos à memória do holocausto é que em 2014 ainda existam pessoas que se comportam dessa forma.

Vale notar que isto não é uma anomalia passageira. A maior parte deles estava esperando em suas cavernas seu momento de glória. Não pense que isso é apenas uma “fase conturbada” na vida destes adolescentes (são também muitos adultos, afinal “o fascismo não discrimina ninguém”, hehe), embora muitos hão de se arrepender por terem divulgado seus rostos na internet, juntamente com suas opiniões iluminadas.

Reação

A família de Naftali Frankel, um dos três jovens sequestrados e assassinados, divulgou a seguinte nota. “Não sabemos exatamente o que aconteceu esta noite em Jerusalém Oriental, e o caso ainda está sendo investigado pela polícia, mas se de fato um jovem árabe foi assassinado por motivos nacionalistas, trata-se de um ato terrível e atordoante. Não existe diferença entre sangue e sangue. Assassinato é assassinato, seja do povo e idade que seja. Não há justificativa, não há perdão e não há expiação por nenhum assassinato.”

Com respeito a Noam Perel, do movimento Bnei Akiva, centenas de pessoas exigiram que ele se retratasse e renunciasse ao cargo de presidente do Bnei Akiva. Diante de sua recusa, várias sedes do Bnei Akiva, em Jerusalém, Beer Sheva e Modiin, anunciaram a criação do novo movimento, o Bnei Hillel. Preferem rachar este quase centenário movimento juvenil a serem associados a este tipo de comportamento. Estes que vos escreve aplaudem a decisão. O que o movimento Bnei Akiva no Brasil teria a dizer a respeito?

Finalmente, há as manifestações públicas de repúdio à sede de vingança. A maior delas ocorreu quinta-feira a noite em Tel Aviv com milhares de participantes, chamada “manifestação da sensatez – não à vingança, não à escalada de violência”. Milhares compareceram à manifestação, que foi organizada pelo movimento Shalom Achshav (Paz Agora) e pelos partidos de oposição.

hafgana

Foto de Moti Kimchi, YNET

Caro leitor. As reações que indicamos acima revigoram e ressaltam a característica democrática do nosso país. É exatamente isso que nos diferencia daquelas sociedades que vivem sob ditaduras sanguinárias e que proíbem a liberdade de expressão do seu povo.

Reparem que as manifestações não são apenas contra uma vingança arbitrária, o que já seria, em si, uma causa nobre. As manifestações nos trazem uma mensagem muito mais ampla que visa diferenciar vingança de justiça, impulsividade de ponderação, emoção de razão e subjetividade de objetividade.

Num momento em que há uma forte tendência a se fazer justiça com as próprias mãos ou em que há pedidos a favor de uma punição coletiva, estas reações tornam-se fundamentais para afirmação da legitimidade democrática do Estado judeu.

E somente assim, revelando, expondo e deixando claro quais as práticas e discursos que não aceitamos entre nós, é que teremos a força necessária para exigir um governo, leis e um exército que sejam os dignos representantes de todo o nosso povo.

A sensatez é a nossa única arma contra os cães da guerra.


Fontes: Protesto em Tel Aviv: YNET; Reação da família Frankel: Walla; Post de Noam Perel: Haaretz.co.il, Haaretz.com e Facebook; Comunidade do Facebook “o povo de Israel exige vingança”: Haaretz; Boatos sobre o jovem árabe assassinado: Mako; Peça Júlio César, de Shakespeare, aqui, Ato III, cena III.

Exibições: 323

Responder esta

Respostas a este tópico

Palavras sabias: Um professor da UFOP me fez um comentário no Facebook, equacionando a reação de alguns Israelitas como uma versão medi-oriental da Kristal Nacht... Esse artigo aborda ampla e  inteligentemente  nesse ponto: Devemos suportar o insuportável e nos restringir ao máximo , NÃO de nos defender, mas de atacar civis motivados pela dor e revolta. Gostamos - e muitos até se jactam - de ser “o povo escolhido”. Se formos esse povo, que ajamos de acordo com o paradigma. A nossa reação esta sendo escrutinizada por muitos. Podemos dar uma lição de paz, democracia, respeito à vida e constrição, - ou podemos agir como qualquer outro país poderoso, ou uma aguerrida Republica de Bananas. Sempre, para nós, o menos terá que ser o mais. A nossa “barra” mais elevada. Nossas ideias e aspirações, mais altas. Nossas reações, mais bem pensadas. Esse é o preço que pagamos por sermos o “Povo Escolhido”: Escolhidos para darmos exemplo, para ensinar o caminho, para sermos emulados e tomarmos um paradigma. E ainda assim, invejosos nos pecharão por alguma obscura razão ou falácia, MAS o nosso trabalho foi feito, nosso exemplo dado, nossas consciências descansarão em paz. Shabat Shalom, Sam de Mattos

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço