JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

POTENCIAS INTERNACIONAIS E IRÃ PREPARAM-SE PARA O PIOR

Os peritos advertem que uma ação militar contra o Irã terá conseqüências graves para a economia mundial. Enquanto isso, na própria república islâmica pretendem criar tropas de “ciberdefesa”, reforçar a proteção de estruturas nucleares e admitem a possibilidade de um golpe antecipado contra o inimigo. Os EUA, a China e a Rússia estão decididamente contra a intenção de Israel de resolver o problema pela força.

Em caso de um ataque contra alvos nucleares do Irão o preço de um barril de petróleo pode chegar a 300 dólares. É esta a opinião de Joseph Cirincione, perito do Departamento de Estado norte-americano para questões de segurança internacional. De acordo com o seu prognóstico, uma operação militar não solucionará a crise em torno da República Islâmica, mas irá sim desencadear uma guerra de grande envergadura na região, forçando o Irão a agilizar a criação da sua própria bomba atômica.

Os EUA continuam as suas tentativas de convencer Israel de que uma ação violenta contra Teerã seria inútil e que é preciso resolver o problema nuclear do Irã com ajuda de meios diplomáticos. O conselheiro do presidente dos EUA para questões de segurança nacional, Tom Donilon, discutiu esta opção durante as conversações em Jerusalém com o primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu e com o ministro da defesa Ehud Barak. O presidente Barack Obama convidou Netanyahu a visitar os EUA no dia 5 de março.

O representante permanente da Rússia na ONU, Vitali Tchurkin, afirmou que Moscou faz o máximo de esforços a fim de evitar uma ação violenta. O perito do Fundo de Segurança Energética nacional Aleksandr Passechnik apontou que a espera de eventuais operações contra o Irão mantém já há vários meses o mercado mundial em estado de efervescência.

Aliás, as autoridades iranianas não atemorizam a comunidade internacional com as conseqüências da agressão. Pelo contrário: tem-se a impressão de que Teerã está se preparando seriamente para uma possível operação. Por exemplo, no Irã já foram iniciadas manobras militares com a participação de aviões e de mísseis, destinadas a defender os alvos nucleares contra um ataque eventual por parte de Israel. O general Mohammad Hejazi, um dos comandantes do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, declarou que o seu país pode infligir um golpe antecipado contra o inimigo, se sentir que os seus interesses nacionais estão ameaçados.

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva, de que a Rússia faz parte, espera que não haja qualquer ataque à República Islâmica. No entanto, o secretário-geral desta organização, Nikolai Borduja declarou que a organização toma medidas tendo em vista o agravamento da situação.

Fonte: Jornal Rua Judaica

Obs.: A guerra é uma brutalidade, uma inbecilidade, incompreendida desde que o mundo é mundo. Como pode haver embate de seres que tem elevado saber, elevado raciocínio entre todos os demais seres, e ainda lutarem entre si, sendo da mesma espécie, se alto destroem em nome de uma suposta "honra" e uma suposta "opinião", dentro de um conceito orgulhoso de "eu não vou com a sua cara".
Infelismente, existe a guerra. Mas, a guerra deve ser a última coisa a ser tentada.
No entanto, quem esteve declarando GUERRA à Israel senão o próprio Irã, quando noticiou publicamente que Israel deveria ser destruído? Não é isso uma ameça de GUERRA? E Israel deve ficar de braços cruzados?
E porque que o Iraque, país também rico em petróleo, foi invadido e ninguém disse (nem mesmo a Russia ou a China) que uma guerra contra esse país seria uma catastrofe? E porque com o Irã será?
E porque que os organismos de inteligência conseguiram desarticular o comunismo soviético e não conseguem desarticular as ameaças do Irã da construção da BOMBA ATÔMICA e de ameaçar Israel?
O Irã podia muito bem, ter energia nuclear para fins pacíficos, se não houvesse dito que queria destruir Israel. E porque que faz testes com mísseis de longe alcance? Querem apenas "brincar" de atirar "gaivotas"?
Não tem ISRAEL, o legítimo direito de defesa? Ou será que de novo enfretaremos PUR (sorte)na defesa dos nossos direitos, de nossa soberania, de nossa gente, de nossa Pátria?
Que a comunidade internacional, a ONU, a OTAN e todos os organismos que estão empenhados na PAZ mundial e no equilíbrio do comércio global, convençam essas forças "negativas" que a GUERRA é um atraso para humanidade, e que a PAZ só se consegue com o respeito ao modo de vida de cada país sem inteveniência de outros.
Shalom.
Uildicler.

Exibições: 39

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço