JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Uma homenagem ao Padre Antônio Vieira- Jayme Fucs Bar
Nós devemos sempre nos lembrar dos nomes de verdadeiros cristãos, que, no meio do fanatismo religioso e da ganância da Inquisição de Portugal, colocaram em risco suas próprias vidas para salvar os judeus cristãos-novos.
Uma dessas grandes e admiráveis personalidades foi o padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697), que não só foi um brilhante orador e importante intelectual cristão, mas um dos maiores críticos da Inquisição portuguesa.
Em seus muitos escritos, ele descreveu, de forma profética, a decadência do Império Português devido à destruição do judaísmo em Portugal.
Antônio Vieira tentou abrir os olhos da Corte e do clero português
de todas as formas, tentando conscientizá-los sobre a grande importância da contribuição dos judeus ao desenvolvimento da humanidade, seja na ciência, na cultura ou no comércio. Por diversas vezes, tentou alertar sobre o perigo que a Inquisição representava para Portugal e a decadência que seria acarretada com a destruição dos judeus, um verdadeiro autossuicídio econômico e cultural.
Seus alertas somente ajudaram a aumentar a fúria dos inquisidores,
razão pela qual Antônio Vieira foi condenado à reclusão em um colégio jesuíta na cidade de Coimbra, onde permaneceu preso por três anos. O mais surpreendente é que, na primeira oportunidade, ele conseguiu fugir para Roma, lugar em que se manteve exilado sobre a proteção do papa.
Seu carisma e sua grande influência o ajudaram a conseguir uma das maiores proezas da história da Inquisição: Antônio Vieira convenceu o papa dos múltiplos abusos e das injustiças cometidos pelo poder dos inquisidores. Com isso, o padre jesuíta fez parar, pela primeira vez e durante sete anos, as atividades diabólicas do Santo Ofício em Portugal.
Antônio Vieira morreu na Bahia, em 18 de julho de 1697, com 89 anos.A sua memória será para sempre guardada!
Padre Antônio Vieira: um grande exemplo de ser humano, que defendeu sem medo o direito à liberdade e à dignidade dos judeus em todo o Império Português.

Exibições: 27

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço