JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Quem gosta de passear por Portugal, e quer conhecer um pouco da história da herança judaica Portuguesa, tem que visitar à pequena aldeia de Castelo Rodrigo, que fica exatamente na fronteira com a Espanha na região de Trás dos Montes, eu pessoalmente adoro essa aldeia!
Cada vez que venho a Portugal vou a aldeia de Castelo Rodrigo, que sempre me faz descobrir um novo segredo, seja nas pedras de suas casas, seja nas conversas com os moradores.
As casas ainda estão muito bem conservadas, que dá para você imaginar um pouco como viviam os Judeus de Castelo Rodrigo, para isso basta você caminhar pela rua da sinagoga e ver o local onde provavelmente era a sua antiga Mikve (Banho ritual).
Em uma de minhas visitas, por acaso parei em frente a uma bela casa com uma arquitetura muito especial onde em volta das janelas haviam contornos nas pedras muito bem decorados, que me fez viajar no tempo e no meu deslumbrar me perguntei!
"Será que essa era a casa de Efraim Bueno?"
Na verdade, não tenho nenhuma informação sobre isso! Mas mesmo assim pensei nessa figura extraordinária que foi Efraim Bueno, para quem não conhece, ele nasceu em 1599 em Castelo Rodrigo, foi batizado como cristão com o nome de “Martin Alves”, que conseguiu na primeira oportunidade fugir de Portugal para França, deixando para trás muitos de seus familiares que foram forçados a viver como cristãos.
Na França se estabeleceu em Bordeaux, onde conseguiu concluir seu doutorado em medicina com honras e méritos, mas a situação dos judeus na França se tornou também perigosa que o leva a fugir e se estabelecer na Holanda onde será um dos dignitários da comunidade judaica de Amsterdã.
Efraim Bueno fora a sua grande dedicação a medicina, vai ter uma grande paixão pelos estudos judaico, e terá como um grande amigo o famoso rabino Cabalista Manasse ben Israel, que também nasceu em Portugal na Ilha da Madeira e foi batizado como o nome de Manuel Dias Soeiro, eles juntos fundaram uma gráfica em hebraico na qual será famosa pela beleza e precisão de suas edições.
Uma das importantes obras de Efraim Bueno foi a tradução do Livro dos Salmos para o espanhol e também o seu grande trabalho literário sobre interpretações da torá o “Peney Raba”.
Porém, com todas as suas afinidades literárias, vai realmente se destacar na medicina onde será conhecido em sua época como um dos médicos mais respeitados de Amsterdã.
Foi o médico pessoal de Maurice de Nassau, Príncipe de Orange, e também o médico do famoso artista Rembrandt, na qual pintou seu, porta retrato que é uma de suas obras mais conhecidas no mundo.
Efraim Bueno morreu em 8 de novembro de 1665, e está enterrado no Cemitério Beth Haim que é ainda hoje o mais antigo cemitério judeu dos Países Baixos . Esse cemitério Foi fundada pela comunidade judaica Portuguesa de Amsterdã no início do século XVII.
Eu ainda estou parado a deslumbrar a casa na rua da sinagoga, na aldeia de Castelo Rodrigo, o morador da casa observa a minha curiosidade e abre a janela e me Pergunta!
O Senhor está à procura de alguém ?
Eu automaticamente respondo!
" Sim, estou a procura da casa do Dr. Efraim Bueno!"
Fonte:
http://jewishencyclopedia.com/articles/3805-bueno-bonus...

Exibições: 92

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço